Revista Avisa lá #62

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Criar contextos para investigar. O projeto Animais marinhos teve início a partir do interesse e curiosidade dos estudantes do 2º ano e possibilitou um trabalho prático com medidas de comprimento, baseado em textos informativos e pesquisa sobre animais. Várias áreas do conhecimento contribuíram para isso, ampliando a relação entre o conhecimento  matemático e o das demais áreas, em uma proposta que explorou a investigação dos alunos com vistas a mais aprendizado.

A arte fora do museu. A partir de uma conversa espontânea de crianças de 5 anos sobre um grafite realizado no muro da casa do avô de uma delas, surgiu a ideia desse projeto que levou as crianças a conhecerem manifestações artísticas em espaços não convencionais, aproximando-as do conceito de arte urbana. Elas apreciaram as obras de diversos artistas e aprenderem técnicas específicas dessa arte. O estudo contemplou ainda uma visita ao Museu Aberto de Arte Urbana (MAAU-SP), além do contato com um grafiteiro do bairro. A escola toda se contagiou com o estudo e se encantou com as produções das crianças, que revelaram quanto elas se apropriaram desse fazer artístico.

Observar para ver.  A entrevista com a professora Zilma de Moraes R. de Oliveira, pesquisadora da educação infantil e especialista em interações de crianças, abordou, entre outros aspectos, o faz de conta das crianças e por que e como observá-las nessa atividade. Zilma discorreu sobre a importância de observar. “Aprende-se a olhar… olhando, registrando o que foi observado e discutindo os registros com outros colegas”. Pode ser algo de início trabalhoso, mas logo o observador se vê fascinado com o que apreende na situação. Na construção desse olhar, é fundamental não atribuir determinada intencionalidade às crianças, quase sempre marcada pelo preconceito do observador, mas descrever o desenrolar de suas ações, na busca de identificar processos, iniciativas, conflitos, acordos. A professora afirma ainda que a especificidade desse olhar dá ao professor um status de especialista em desenvolvimento infantil.

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