Para Educação Infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental
Coordenadora Curso a distância: Renata Frauendorf
Formadores: Ana Lucia Bresciane, Camilla Schiavo, Denise Nalini, Denise Tonello, Eliana (Lica) Sisla, Maria Paula Twiaschor.
1. As especificidades da educação infantil para gestores.
Formadora: Eliana (Lica) Sisla
A educação infantil hoje é considerada como uma estratégia fundamental para a conquista de bons indicadores municipais não só na educação, mas também em outras áreas, como a social e a econômica. Um bom começo faz toda a diferença.
Os gestores podem por meio deste curso, ter acesso a uma visão contemporânea que rege este nível de ensino, às principais posições no Brasil e à legislação vigente. Assim como serão apoiados para transformar a organização cotidiana do trabalho em seu município, a qualidade dos espaços, das práticas pedagógicas e a formação continuada dos professores.
Público alvo: Gestores iniciantes (responsáveis pela EI nos municípios)
2. Pautas formativas a serviço da formação de professores na escola.
Formadora: Denise Nalini
O dia-a-dia do coordenador pedagógico é muito atribulado, as demandas são muitas: reuniões e atendimento a pais, conversas regulares com a direção, reposição de equipamentos e materiais pedagógicos necessários aos professores, acompanhamento e orientação das crianças junto aos professores etc. Em meio a tantas ações, muitas vezes o coordenador não encontra tempo para a realização de uma das tarefas mais importantes que é a formação de professores.
Nesse curso, vamos discutir modos de organizar o tempo da formação profissional em serviço, partindo do exercício de planejar boas pautas para as reuniões pedagógicas.
Público alvo: Coordenadores pedagógicos
3. Brincar no berçário: um direito de aprendizagem e de desenvolvimento na infância.
Formadora: Ana Lucia Bresciane
Brincar é um direito de aprendizagem e de desenvolvimento na educação infantil e juntamente com as interações se constitui no eixo estruturante da prática pedagógica.
Mas como brincar? Do que brincar com os bebês? Como garantir que as crianças possam usufruir deste direito de modo significativo? Os professores que acompanham o desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos se profissionalizaram, construíram conhecimentos específicos e por isso, podem se dedicar a planejar um trabalho pedagógico adequado à faixa etária, produzindo importantes avanços nas aprendizagens das crianças.
Neste curso vamos construir referenciais que ajudem os profissionais da infância a valorizarem esta prática não só no planejamento, mas nas ações por meio da organização dos tempos, espaços e materiais para brincar dos 0 aos 2 anos.
Público alvo: Professores, coordenadores e diretores de educação infantil.(0 a 2)
4. Avaliar na Educação Infantil: caminhos possíveis!
Formadora: Denise Tonello
Tanto na Educação Infantil, quanto nas séries iniciais, as crianças produzem inúmeros materiais que podem ser considerados como “documentação pedagógica” e que, portanto, deveriam estar a serviço de uma avaliação processual e formativa. Mas, muitas vezes, os processos avaliativos ocorrem de maneira independente.
Este curso busca analisar teoricamente o significado de avaliação formativa, além de instrumentalizar os educadores em reflexões que contribuam para estabelecer e orientar parâmetros para a elaboração dos mais variados instrumentos e registros de percurso.
Público-alvo: Professores e coordenadores de Educação Infantil.
5. A importância de desenvolver o cálculo mental na escola.
Formadora: Camilla Schiavo
Do que estamos falando, quando falamos em cálculo mental?
Será que o cálculo mental ensinado como conteúdo matemático na escola é o mesmo tipo de cálculo que usamos fora dela? Por que ensinar cálculo mental? No dia a dia da sala de aula, enfatiza-se mais o trabalho com cálculo mental ou com a conta armada? Será que isso faz diferença na aprendizagem da Matemática?
Neste curso vamos pensar nestas e em outras questões, estudar qual é a finalidade do trabalho com cálculo mental, quais são as boas situações didáticas e como é possível que os alunos desenvolvam o hábito de refletir sobre os cálculos que fazem, bem como, construam estratégias variadas para resolver diferentes tipos de cálculos, independentemente da magnitude numérica, controlar resultados e com isso ter mais êxito na aprendizagem da Matemática.
Público-alvo: Professores e Coordenadores de Fundamental 1.
Custo por aluno R$ 400,00 ou até 3x de R$133,33 sem juros no cartão.
Inscrição: de 24 de julho a 25 de agosto (PRORROGADO)
Duração: 12 semanas (60 horas de dedicação)
Início: 28 de agosto
Faça sua inscrição através de nossa loja virtual em http://www.loja.avisala.org.br/cursos–
Após a conclusão são emitidos certificados de participação. Para saber mais sobre nossa a metodologia clique aqui.
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