Especial nessa edição, só para assinantes
“Existem várias luas ou apenas uma que muda seu formato”? Esta e outras indagações das crianças, somadas à escuta sensível da professora, levaram a uma ação que valoriza e fomenta as diferentes manifestações das crianças. O trabalho de pesquisa, o jogo simbólico e outras expressões infantis trouxeram alegria, brincadeiras e aprendizagens ao grupo. Embarque nessa viagem e conheça as ideias das crianças e o percurso dessa aventura.
Em “Como e porque registrar a ação formativa”, a reflexão de uma formadora sobre o ato de narrar os encontros de formação se transforma na possibilidade de rever e revisitar sua experiência.
No registro estão presentes também outras falas que apoiam a reorganização dos momentos de formação. O resultado é surpreendente, tanto nos aprendizados como no fortalecimento do vínculo entre os profissionais. Não deixe de ler!
Andrea Rogrigues Dalcin escreve sobre sua pesquisa de doutorado na Unicamp, explicitando como o projeto editorial de um livro pode ampliar a forma de se ver esse objeto. A dinâmica entre ilustração, texto, título, imagem da capa, cores utilizadas, etc, em uma leitura não linear, exige várias operações mentais do leitor, não apenas para compreender a história, mas para relacionar-se com ela. E por que não usar esse conhecimento na escola?
Leia também um artigo sobre “Espaços diferentes para dormir” que acolhem as necessidades dos bebês e muito mais!
Assine a revista e se inspire!
Acesse https://www.loja.avisala.org.br/