Case Local 2 – Formação Continuada dos profissionais da Rede Municipal de Educação Infantil – Santa Cruz do Rio Pardo

Com o apoio da empresa local SPECIAL DOG, firmou-se uma parceria entre a Secretaria Municipal e o Instituto Avisa Lá para o desenvolvimento da formação de profissionais, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Infantil oferecida pela Rede Municipal de Ensino de Sta. Cruz do Rio Pardo.

Esse processo propiciou uma reflexão conjunta das competências básicas do gestor e da equipe de direção como agentes de um projeto educacional de qualidade nas Unidades de Educação Infantil. Nos encontros de formação mensais com diferentes profissionais foi possível viabilizar discussões em grupos, análise e tematização de atividades institucionais filmadas em vídeo, inclusive da própria rede municipal.

A avaliação das participantes revela que a formação enriqueceu suas experiências e conhecimentos. Os aspectos mais valorizados para os profissionais de 4 e 5 anos foram: o planejamento de situações de leitura e escrita inseridas em um projeto didático e a ampliação de seu universo cultural. Os aspectos mais valorizados pelas profissionais de 0 e 3 anos foram: o brincar como eixo de trabalho no currículo, os cantos diversificados, além de aprenderem a explorar os espaços físicos da creche.

Os primeiros anos do Ensino Fundamental desenvolveram o Projeto Memória Local, uma  parceria entre o Avisa Lá e o Museu da Pessoa, que visa a preservação da memória das comunidades locais, envolvendo alunos e professores no registro das histórias dos moradores.

A formação contribuiu para que educadores, alunos e comunidade se reconhessem como coautores da história local.


Notice: Undefined index: carousel_settings in /home/ricaspbr/var/www/wordpress/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/base/inc/widgets/base-carousel.class.php on line 434

Notice: Undefined index: carousel_settings in /home/ricaspbr/var/www/wordpress/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/base/inc/widgets/base-carousel.class.php on line 434