Case 1 – Programa de Educação Infantil Santander

O Programa Educação Infantil foi desenvolvido pelo Instituto Avisa Lá, em parceria com o Banco Santander, em cooperação com o Ministério da Educação (MEC), no período de 2011 a 2017.

O programa desenvolveu uma metodologia de formação continuada voltada ao fortalecimento das políticas públicas de Educação Infantil por meio da qualificação técnico-pedagógica do atendimento oferecido às crianças de 0 a 5 anos em creches e pré-escolas.

A Avaliação Externa do Programa foi realizada pela MOVE – Avaliação e Estratégia em Desenvolvimento Social, em parceria com a Coordenação de Educação Infantil da SEB do MEC, que destacou o impacto positivo do programa no desenvolvimento profissional das formadoras locais, com papel significativo na multiplicação de saberes para diretoras, coordenadoras pedagógicas e professoras; o fortalecimento das práticas de formação continuada nos municípios e marcas importantes no cotidiano das escolas.

A sistematização desse processo resultou na publicação virtual de dois Guias: “Brincar, pensar e expressar-se” e “Cuidados, saúde e bem estar”, com o intuito de contribuir para que mais crianças tenham garantido seu direito a uma educação de qualidade nesta fase crucial de seu desenvolvimento, a primeira infância.


Notice: Undefined index: carousel_settings in /home/ricaspbr/var/www/wordpress/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/base/inc/widgets/base-carousel.class.php on line 434