Sobre nós

História

Originalmente denominado “Crecheplan” (1986), o Instituto Avisa Lá, foi criado a partir do sonho de garantir o direito a uma educação de qualidade para as crianças brasileiras. 

A metodologia de formação continuada do Avisa Lá começou a se constituir em 1994 com apoio do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, por meio do projeto “Capacitar Educadores”, desenvolvido em entidades sociais na cidade de São Paulo e de Osasco.
Parte do material foi publicado no livro Por um triz e na revista Avisa lá ou editado em vídeos para formação. Foi um grande aprendizado para a equipe, que buscou, cada vez mais, a coerência entre o modelo de ensino e aprendizagem preconizado para as crianças e o modelo da formação. Foi assim que construímos, na prática, nossa metodologia.

O projeto acabou tornando-se um programa em nossa instituição e foi sistematizado no livro Bem-vindo Mundo: criança, cultura e formação de educadores, da Editora Peirópolis.

Quem Somos

O Instituto Avisa Lá é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos. Desde 1986 vem contribuindo para qualificar a prática educativa nos centros de Educação Infantil, creches e pré-escolas públicas. Junto às redes de Ensino Fundamental desenvolve ações de formação para profissionais de educação visando a competência da leitura, escrita e matemática dos alunos nos anos iniciais.

O que fazemos
Formação profissional continuada atrelada aos contextos de trabalho (presencial e a distância).

  • Elaboração e desenvolvimento de projetos de formação de professores, gestores e coordenadores pedagógicos.
  • Formação de equipes para o acompanhamento da área de saúde e bem-estar das instituições de educação.
  • Projetos de integração entre Arte e Educação e ampliação cultural de profissionais da Educação.
  • Consultoria para equipes técnicas de Secretarias de Educação
  • Cursos online de curta duração para diversos profissionais da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.  (individuais ou em grupos)

Missão

Melhorar a qualidade da educação pública por meio do fortalecimento técnico dos profissionais de educação.

Valores

  • Todos são capazes de aprender e se desenvolver.
  • Compromisso com a escola pública de qualidade para todos.
  • Equidade na educação para combater as desigualdades

Relatório Anual da Execução de Atividades do ano de 2023

2023 foi um ano de muitas conquistas e aprendizados e nós preparamos uma retrospectiva mostrando nossa renovação e atuação nesse ano.

Linha do Tempo

Década da 80

Década de 80

Fundação: Agosto de 1986 – apoio Ashoka

Cursos isolados, consultorias, grupo de estudo (inspiração Escola da Vila)

1º Treinamento + Consultoria
construção – Tapirai – CNDM – BNDES

1ªPublicação
Creche Urgente CNDM

1º vídeo
A criança na creche do Jaguaré

Consultoria Nutrição
CEPAM

Treinamento
Creches do estado – Secretaria do Menor

Advocacy
MEC – FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS – Constituição 1988

Década de 90
Década da 90
Construção da metodologia de formação continuada

Referências
Corsi, Maranhão, Carvalho, Nalini, Augusto, Klisys, Ortiz, Gastaldi, Malta, Rosemberg, Deheinzelin, Iavelberg, Ferreiro, Weisz, Scarpa, Lerner, Castedo

CAPACITAR 1– Parceria C&A

CAPACITAR 2,3,4,5,6,7.8,9,10

CAPACITAR EXTENSÃO
TUTORIA

CAPACITAR REGIONALIZADO
RECIFE- RIO

PEI-SAFRA-ABRINQ

SEMINÁRIOS de SOCIALIZAÇÃO+ARTES

VIDEOS

Publicações
• Por um Triz
• REVISTA Avisa Lá

Advocacy
RCNEI – MEC / FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS

FUNDAÇÃO ABRINQ

2000 a 2009
2000 a 2009
Desafios tecnológicos – Expansão para outros municípios

Mudança do nome para Instituto Avisa Lá – Formação Continuada de Educadores

PROJETO KIDSMART
reformulado pelo IAL acréscimo Learning Village

Início da formação a distância

ALÉM DOS NÚMEROS

ALÉM DASLETRAS – AVINA – IRS

FORMAR EM REDE

PROJETO MEMORIA LOCAL-MUSEU DA PESSOA

CAPACITAR REGIONALIZADO – RECIFE-RIO-CURITIBA

AVALIAÇÃO EXTERNA

CURSOS a DISTÂNCIA

Publicações
• Biblioteca Ativa
• Rir e Educar
• Revista Avisa lá
• BEM VINDO MUNDO!

Prêmios e participações
• Prêmio CRIANÇA-FUNDAÇÃO ABRINQ
• Premio Itaú- UNICEF-
• Guia de Tecnologia do MEC – projetos Além das Letras e Formar em Rede

Advocacy
INDIQUE EDUCAÇÃO INFANTIL

2010 a 2019
2010 a 2019
Novos desafios – Formação e produção de material

• Crescer Lendo
• Formar DELP – Didática Específica da Língua Portuguesa
• Conexões – a Poética da criança de 0 a 3 anos e a arte contemporânea
• Melhoria da Educação
• Projeto Comer e brincar na escola serve para quê?
• Formar em Rede +
• PEI- Programa de Educação Infantil
• Avaliação Externa

Publicações
• Educar para a Igualdade Racial-CEERT MEC
• Diretrizes em ação-MEC-UNICEF
• Aprendizagens Significativas
• Publicação digital: FER + Cadernos da Prática
• Revista Avisa lá
• Coletâneas de artigos da Revista Avisa Lá

Projetos Próprios
• Ocupação criança
• Dá para fazer melhor!
• Avisa Lá Convida
• Avisa Lá Indica
• Cursos a distância

Advocacy
Rede Nossa São Paulo
Rede Nacional Primeira Infância
Todos pela Educação
Campanha Nacional pelo Direito à Educação
Movimento Brasil Literário

previous arrow
next arrow

Linha do Tempo

Década de 80
Fundação: Agosto de 1986 – apoio Ashoka

Cursos isolados, consultorias, grupo de estudo (inspiração Escola da Vila)

1º Treinamento + Consultoria construção – Tapirai-CNDM-BNDES

1ª Publicação – Creche Urgente CNDM

1º vídeo – A criança na creche do Jaguaré

Consultoria Nutrição – CEPAM

Treinamento – Creches do estado – Secretaria do Menor

Advocacy – MEC- FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS – Constituição 1988

Década 90
Construção da metodologia de formação continuada

Referências – Corsi, Maranhão,Carvalho,Nalini, Augusto, Klisys,Ortiz,Gastaldi, Malta, Rosemberg, Deheinzelin, Iavelberg, Ferreiro,Weisz, Scarpa, Lerner, Castedo

CAPACITAR 1 – Parceria C&A

CAPACITAR 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10

CAPACITAR EXTENSÃO – TUTORIA

CAPACITAR REGIONALIZADO – RECIFE- RIO

PEI – SAFRA – ABRINQ

SEMINÁRIOS de SOCIALIZAÇÃO + ARTES

VIDEOS

PUBLICAÇÕES

  • Por um Triz
  • REVISTA Avisa Lá

AVALIAÇÃO-EXTERNA

Adavocacy – RCNEI – MEC / FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS / FUNDAÇÃO ABRINQ

2000 a 2009
Desafios tecnológicos – Expansão para outros municípios

Mudança do nome para Instituto Avisa Lá-Formação Continuada de Educadores

PROJETO KIDSMART – reformulado pelo IAL acréscimo Learning Village

Início da formação a distância

ALÉM DASLETRAS-AVINA-IRS

ALÉM DOS NÚMEROS

FORMAR EM REDE

PROJETO MEMORIA LOCAL-MUSEU DA PESSOA

CAPACITAR REGIONALIZADO –RECIFE-RIO-CURITIBA

AVALIAÇÃO EXTERNA

CURSOS a DISTÂNCIA

Publicações

  • Biblioteca Ativa
  • Rir e Educar
  • Revista Avisa lá
  • BEM VINDO MUNDO!

Prêmios e participações

  • Prêmio CRIANÇA-FUNDAÇÃO ABRINQ
  • Premio Itaú–UNICEF
  • Guia de Tecnologia do MEC – projetos Além das Letras e Formar em Rede

Advocacy – INDIQUE EDUCAÇÃO INFANTIL

2010 a 2019
Novos desafios- Formação e produção de material

Crescer Lendo

Formar DELP – Didática Específica do Língua Portuguesa

Conexões – a Poética da criança de 0 a 3 anos e a arte contemporânea

Melhoria da Educação

Projeto Comer e brincar na escola serve para quê?

Formar em Rede +

PEI- Programa de Educação Infantil

Avaliação Externa

Publicações

  • Educar para a Igualdade Racial-CEERT MEC
  • Diretrizes em ação-MEC-UNICEF
  • Aprendizagens Significativas
  • Publicação digital: FER + Cadernos da Prática
  • Revista Avisa lá
  • Coletâneas de artigos da Revista Avisa Lá

Projetos Próprios

  • Ocupação criança
  • Dá para fazer melhor!
  • Avisa Lá Convida
  • Avisa Lá Indica
  • Cursos a distância

Advocacy

  • Rede Nossa São Paulo
  • Rede Nacional Primeira Infância
  • Todos pela Educação
  • Campanha Nacional pelo Direito à Educação
  • Movimento Brasil Literário

Transparência

Clique aqui para acessar os documentos e relatórios do Instituto Avisa Lá.

Prêmios

Menção honrosa no Prêmio Itaú Unicef em 2002 pelo programa de formação Compartilhar – Construindo Competências para ensinar.

 

Finalista no Prêmio Criança da Fundação Abrinq em 2002 categorias Educação Infantil Programa Formar em rede.

Programa Além das Letras – reconhecido pelo CEAL (Conselho de Empresários da América Latina) e IlCE (Instituto Latino Americano de Comunicação Educativa da UNESCO), como uma das três práticas inovadoras do Brasil, de programas de larga escala, para ser disseminada na América Latina, por meio de uma publicação específica.

Agência destaque do prêmio ABERJ 2002 na categoria Memória Empresarial pelo trabalho Memória Local – Histórias da Nossa Terra em parceria com a Empresa CTBC Telecon.