Programa Formar em Rede + Matemática – Semipresencial

As crianças estão inseridas em um mundo de fenômenos naturais e socioculturais e têm curiosidade sobre ele. A Educação Infantil deve promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar, levantar hipóteses e consultar fontes de informação, entre outras.

O programa pretende fortalecer políticas públicas de Educação Infantil por meio da qualificação técnico-pedagógica do atendimento oferecido às crianças de 4 a 5 anos e 11 meses de idade em pré-escolas.

Duração:

  • O Programa tem duração de 1 ano podendo ser renovável por mais um ano

Objetivos Específicos:

  • Formar diretamente as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação – SMEs, diretores, coordenadores para que assumam o papel de formadores e tenham corresponsabilidade pela qualidade do trabalho oferecido às crianças.
  • Formação para que apoiem os professores para um trabalho significativo em acordo com o Campo de experiência- “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” da BNCC
  • Criar uma rede de trabalho colaborativo.
  • Incentivar mudanças nas práticas ligadas à leitura e escrita.

Concepção de formação

Nesse modelo de formação a teoria serve para confronto, afirmação e elucidação das questões cotidianas. Os conteúdos teóricos de formação e didáticos auxiliam a tratar de problemas concretos, subsidiar a análise de diferentes pontos de vista e estratégias. Portanto, a teoria se reveste de significância e pode possibilitar   uma apropriação original e criativa por parte do educador. O aprender a fazer fazendo permite que, de imediato, haja mudanças nas práticas com a crianças, ao mesmo tempo que a formação dos diferentes atores se desenvolve.

Diferentes estratégias formativas, tais como tematização da prática, situações de dupla conceitualização, são empregadas. O recurso utilizado serão: ambiente virtual (com sala de reunião, área de cada município, biblioteca e videoteca, materiais de apoio, fóruns) e os Cadernos da Prática de autoria exclusiva do Instituto Avisa Lá.

Conteúdos

  • Didáticos que incluem: orientações didáticas para planejamento, observação, análise de situações que envolvam as relações matemáticas; Investigações a respeito da apropriação do sistema de numeração pelas crianças; consideração dos usos sociais e das funções dos números na abordagem das proposições, entre outros.
  • Formativos que incluem a socialização da metodologia de formação atrelada aos contextos de trabalho e o fortalecimento da ação formativa de supervisores diretores, coordenadores pedagógicos.

Formato

A Secretaria disponibilizará, pelo menos, 2 técnicos – formadores locais – para a área pedagógica (foco no trabalho com leitura e escrita)

Os técnicos serão responsáveis por fazer os encontros de formação com coordenadores e diretores; estes por sua vez, farão a formação dos professores.

  • Dois Seminários presenciais por ano de 16 horas cada em São Paulo/SP para dois formadores locais. Traslados e alimentação por conta do município.
  • Os formadores locais têm acesso à plataforma do programa com todo o material disponibilizado (textos utilizados, vídeos, ppts e indicação bibliográfica), participação de reuniões online mensais e fóruns.
  • Dois seminários locais em cada município, um no primeiro semestre outro no segundo nos quais os formadores do Instituto Avisa Lá trabalharão supervisões aos professores, gestores e técnicos em leitura e escrita.
  • Curso a distância para coordenadores e diretores (até 50 participantes) sobre um dos conteúdos abordados no ano – duração 6 meses – na plataforma FER+
  • Curso a distância para professores (até 50 participantes) sobre um dos conteúdos bordados no ano – duração 6 meses – na plataforma FER+ (opcional),

O IAL certificará técnicos, diretores e coordenadores

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