Aproximação com a Cultura Escrita: aos 4, 5 e 6 anos.

Comparando Nomes

Leitura de Quadrinhas

A Conversa sobre a Leitura

Pesquisar para Brincar

Jogos a Partir de Livros

1- Apresentação
A Base Nacional Comum Curricular-BNCC propõe importantes mudanças na forma de aproximar as crianças de 4 e 5 anos da cultura escrita. É preciso por um lado garantir direitos de aprendizagem: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se e, por outro, desenvolver experiências com sentido e significado em relação à leitura e escrita que têm destaque no campo de experiência – Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação. O Programa Aproximação com a Cultura Escrita: brincar, ler e escrever, visa, portanto, oferecer este importante apoio às secretarias municipais, implementado com êxito em diversos municípios. Considerando que o impacto da pandemia ainda está presente, pois muitas crianças não tiveram a oportunidade de frequentar presencialmente a pré-escola, o IAL considera que este projeto de formação contribuirá sobremaneira para a alfabetização inicial.

Esta ação trata das relações entre a linguagem oral e a escrita, apresentando o universo da cultura popular de tradição oral que ganhou registro escrito ao longo da história. A partir do uso das brincadeiras no cotidiano das crianças, serão contextualizadas proposições que colocam às crianças diferentes desafios de leitura e escrita.

2- Objetivo geral do programa
Aproximar as crianças de 4, 5 e 6 anos da cultura escrita a partir do brincar, contribuindo substancialmente para o processo de leitura e escrita iniciais.

3- Objetivos Específicos
• Formar diretamente a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação – SME.
• Criar uma rede de trabalho colaborativo na rede municipal.
• Incentivar mudanças nas práticas cotidianas.

4- Duração
• O Programa tem duração de 5 meses, podendo ser renovado no semestre seguinte.

5- Público alvo
• Equipe Técnica da Secretaria, Coordenadores Pedagógicas e Professores.

6- Modalidade
Virtual –
ambiente virtual de aprendizagem colaborativa – AVAC especialmente criado para o programa, com acesso exclusivo para os participantes à biblioteca, videoteca, sala de reunião virtual, fóruns, entre outras ferramentas.

7- Conteúdos
De formação:
• Formação continuada em serviço (atrelada aos contextos de trabalho).
• Princípios da formação.
• Estratégias formativas.

Específicos:
• Brincar como condição didática para o trabalho com os textos das brincadeiras cantadas.
• Relações entre a oralidade e a escrita e a importância da cultura popular como fonte de conhecimento.
• Ampliação do repertório de brincadeiras cantadas, compartilhando o acervo individual e construindo um repertório coletivo.
• Práticas sociais de leitura e escrita no universo de investigação das brincadeiras, pesquisa e registro.
• Práticas que garantem às crianças participarem de situações de leitura e de escrita, mesmo antes de saberem ler e escrever convencionalmente.

8- Metodologia
Compartilhamos das concepções que entendem que a formação continuada depende substancialmente das questões que emergem da atuação direta da prática. Os educadores estão em um real contexto de aprendizagem onde “se aprende a fazer fazendo”: errando, acertando, tendo problemas a resolver, discutindo, construindo hipóteses, observando, revendo, argumentando, tomando decisões, pesquisando, olhando outras práticas e realidades.

O processo de refletir sobre a prática, procurar compreendê-la e analisá-la em busca de aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido é o foco da ação formativa. Partindo dos problemas reais enfrentados pelos educadores, é possível, por um lado, valorizar sua experiência, e, por outro, garantir maior participação e uma atitude investigativa como base para novas aprendizagens. Os conhecimentos teóricos trazidos pelo processo de formação são instrumentos valiosos de ressignificação da prática.

9- Processo formativo – Fluxo Mensal
• Formadora IAL realiza encontro de formação virtual com equipe técnica da secretaria.
• Equipe técnica da secretaria realiza encontros presenciais com as CPs.
• CPs realizam encontros com professores (as).
• CPs e equipe técnica postam as tarefas na plataforma.
• Formadora Avisa Lá da devolutiva e inicia novo ciclo mensal como fluxograma abaixo.

10- Cronograma

11- Diferenciais do programa
• Programa desenvolvido e atestado por diversos municípios brasileiros.
• Vídeos sobre a temática com conteúdos, propostas práticas e dicas.

12- Contratação
Contratação direta, sem licitação, de acordo com a Lei 14.133/21 – de 01 de abril de 2021
• Para participar é necessária verba empenhada e contrato assinado.
• Pagamentos a combinar especificados no contrato.

Para mais informações:
• e-mail: contato@avisala.org.br
• WhatsApp: (11) 97233-0813