Programas

Ensino Fundamental (anos iniciais)

Programa Além das Letras - Semipresencial


Para equipes técnicas, coordenadores pedagógicos e professores.
Condições didáticas essenciais para que os alunos aprendam a linguagem escrita de textos dos campos das práticas de estudo/ pesquisa e do campo artístico literário. Estratégias formativas para técnicos e coordenadores pedagógicos para que atuem com sua rede e/ou escolas. Atividades que se coadunam com as competências e habilidades exigidas dos alunos pela Base.

Para saber mais clique aqui

Programa Além dos Números

O programa visa contribuir para que o aluno incorpore o pensamento matemático e decida sobre os conhecimentos que utilizará para resolver as situações didáticas propostas nas aulas, discuta suas ideias com os colegas, reflita sobre sua produção, relacione conhecimentos anteriores com a nova situação, formule conjeturas e produza argumentos para validá-las.  O Além dos Números parte deste enfoque teórico, para abordar o ensino da matemática de 1º ao 5º ano e se propõe desta maneira, a formar alunos participativos e críticos, que saibam defender suas ideias na área.

Para saber mais clique aqui

Programa Memória Local na Escola

A parceria entre o Avisa Lá e o Museu da Pessoa, visa a preservação da memória das comunidades, envolvendo alunos e professores do Ensino Fundamental I no registro das histórias dos moradores locais.
Por meio da formação continuada de professores, coordenadores pedagógicos e alunos, o programa promove o uso da memória oral no cotidiano escolar, de forma a incentivar o contato com a história da cidade, o estreitamento das relações humanas na comunidade e o desenvolvimento de comportamentos leitores e escritores nos alunos.

Para saber mais clique aqui

Educação Infantil

FER+ Formar em Rede - semipresencial

Educação Infantil (0 a 3 anos)

O programa trabalha com estratégias formativas para os diferentes profissionais das redes públicas de Educação Infantil, apoiando-os na compreensão da dimensão do cuidar/educar. Conta com material de apoio: Guia de Tecnologias Educacionais.

Para saber mais clique aqui

FER+ Aproximação à cultura escrita - Semipresencial

Educação Infantil (4 e 5 anos)

Programa destinado às equipes técnicas das Secretarias de Educação, responsáveis pelo desenvolvimento da formação continuada de profissionais da rede de Educação Infantil. Os conteúdos são referenciados pelos campos de experiência da BNCC, em especial a escuta, fala, pensamento e imaginação, promovendo aproximações significativas com a cultura escrita nas práticas cotidianas com crianças de pré-escola (4 e 5 anos). Conta com material de apoio: Cadernos da Prática.

Para saber mais clique aqui

FER+ Formar em Rede - Matemática - Semipresencial

Educação Infantil (4 e 5 anos)

Segundo a BNCC a Educação Infantil deve promover experiências nas quais as crianças possam fazer observações, manipular objetos, investigar, levantar hipóteses e consultar fontes de informação, entre outras. Neste programa, os conteúdos da formação socializam a metodologia de formação atrelada aos contextos de trabalho, fortalecendo a ação formativa de supervisores, diretores, coordenadores pedagógicos.

Para saber mais clique aqui

Programa Formar em Rede Cuidados: gestão em saúde e bem-estar para Escolas de Educação Infantil (0 a 5 anos e 11 meses)

O programa visa fortalecer as políticas públicas de Educação Infantil por meio da qualificação técnica do atendimento oferecido às crianças, de acordo com a BNCC. Visa, ainda, enfrentar as necessidades relativas à gestão da saúde e bem-estar, evidenciadas no contexto da pandemia, e incentivar mudanças que garantam a saúde e segurança das crianças, famílias e funcionários.

Diferenciais do Programa
• Resultados positivos no olhar gestores e suas competências por meio da formação continuada e em serviço;
• Ambiente virtual com áreas para cada município, materiais de apoio, biblioteca, videoteca, sala de reuniões;
• Artigos da Revista Avisa lá e outros textos elaborados pelo instituto no contexto da pandemia, com conteúdos para técnicos para como dispositivos de formação em cadeia.

Para saber mais clique aqui

Programas e projetos em andamento

Formas de contratação dos programas e projetos AvisaLá

As Secretarias Municipais contam com alternativas legais para contratar os programas e projetos do Avisa Lá. São elas:

Para maiores informações:
contato@avisala.org.br
(11) 3032-5411