Nossos programas, projetos e cursos estão alinhados a BNCC e partem dos problemas reais enfrentados pelos profissionais, valorizam sua experiência, garantem a participação e uma atitude investigativa como base para novas aprendizagens.
A formação continuada e em serviço envolve as equipes das secretarias de educação, diretores, coordenadores pedagógicos, educadores das escolas (professores e pessoal de apoio) criando uma rede de responsabilidade pelo atendimento das crianças.
Desenvolvemos uma metodologia de formação continuada própria, publicada no livro Bem-Vindo Mundo: criança, cultura e formação de educadores, da Editora Peirópolis.
Atuamos, ao longo dos anos, em mais de 200 municípios de todas as regiões do Brasil, em ações presenciais aliadas a uma plataforma de educação a distância, que visa garantir a qualidade da nossa metodologia, dando escala aos projetos e cursos, além de criar redes de trocas de conhecimentos e práticas entre diferentes municípios.
Nossos objetivos encontraram eco em muitos parceiros que, ao longo dos anos, contribuíram para dar forma e força a uma metodologia que se reinventa a cada desafio.
Os princípios que viabilizam nossos projetos de formação em redes públicas são:
O Instituto atua em redes públicas por meio de parcerias simultâneas que viabilizam esse tipo de ação. De um lado, as empresas que, por meio de seus institutos e fundações, apoiam financeiramente os projetos, contribuem com seu olhar diferenciado no desenvolvimento e avaliação das ações e, por outro, as Secretarias de Educação que abrem suas portas e se engajam nos projetos de formação continuada.
Com o tempo as próprias Secretarias passaram a buscar recursos, sejam internos, ou junto às empresas locais para participarem de nossos programas.
Apoio aos formadores locais como base para incentivar mudanças em duas frentes: na prática educativa, fornecendo subsídios teóricos e metodológicos para reorganizar ações com o envolvimento das escolas; na dinâmica de formação que permite a continuidade do trabalho depois de finalizada a participação do instituto, constituindo-se em uma rede de responsabilidades pela formação continuada.
A ação em rede envolve as três instâncias responsáveis pelo atendimento das crianças: equipes da Secretaria de Educação, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas, educadores e profissionais de apoio. Esta estratégia vem comprovando sua eficácia principalmente para que a formação mantenha o foco e possa avaliar melhor as aprendizagens de todos os envolvidos, crianças e adultos.
A abordagem híbrida garante a formação que a formação continuada se realize nos diferentes municípios brasileiros. A partir de uma plataforma de ead desenvolvida especificamente para nossos programas e cursos, é possível garantir a escala e ao mesmo tempo a qualidade nos processos de formação.