Formar DELP – Didática Específica da Língua Portuguesa

O Formar DELP é um programa de formação nas didáticas específicas de Língua Portuguesa destinado, principalmente, para as turmas de 3º.s a 5º.s anos de escolas públicas de ensino.
É desenvolvido tecnicamente pela equipe do Instituto Avisa Lá desde 2018, em parceria com redes municipais do Programa Formar desenvolvido pela Fundação Lemann.

No período de isolamento social, o Programa desenvolveu sequências de curta duração, elaboradas para que o desenvolvimento e acompanhamento do trabalho pedagógico com as práticas de leitura e escrita que pudessem acontecer de maneira efetiva, ágil e atrativa para alunos, professores, CPs e técnicos das secretarias de educação.

EQUIPE

  • Coordenadora Geral: Silvia Carvalho
  • Coordenadora Técnica: Renata Frauendorf

Equipe Consultoras Instituto Avisa Lá

  • Carla Tocchet
  • Caroline Rezende
  • Célia Prudêncio
  • Cristiane Pelissari
  • Priscila de Giovani

Edições

Seminário do Projeto Formar DELP – 1ª. edição em São Paulo

Seminário do Projeto Formar DELP – 1ª. edição em São Paulo

1a. Edição: 2018/2019 – 2 municípios 1 RO e 1 PR. (semi presencial e remoto)

Grupo piloto em didática de leitura e escrita tendo referência as habilidades da BNCC para os 3º. 4º. 5º. anos do Ensino Fundamental das redes públicas de Porto Velho e Ponta Grossa.

Elivania Melo Peixoto – Formadora Local Porto Velho

“Participar foi além das minhas expectativas, pois ampliei meus conhecimentos práticos e teóricos. Posso dizer que a metodologia usada pelo Programa Formar DELP teve um papel relevante na melhoria da minha prática como formadora de formador, seja na organização dos meus planejamentos como nos encaminhamentos didáticos metodológicos necessários para auxiliar as formações que realizei com a equipe... Nesse contexto, assumi o compromisso de formar profissionais reflexivos e capazes de atuar no âmbito escolar visando à melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos, além da consolidação de uma Educação com qualidade”.

Maria de Lurdes dos Santos, Professora – Porto Velho

“No módulo 2 trabalhamos com o Projeto Curiosidades sobre animais da Mata Atlântica e Amazônia. Achei um tema muito interessante e que despertou a curiosidade dos alunos, foi possível avaliar os conhecimentos prévios não científicos dos alunos e as descobertas, inclusive nas apresentações do projeto em outras salas foi muito gratificante”.

Gisleine de Oliveira Rosas CP – Ponta Grossa

“A proposta de trabalho para esse semestre foi muito boa. Fez-me refletir muito sobre o trabalho com a leitura e a pesquisa em sala de aula. Espero conseguir incentivar mais professores da escola assumirem essa prática com suas turmas aqui na escola.”

2ª. Edição: 2019/2020 - 5 municípios de 3 SP, 1CE e 1PR. (semi presencial e remoto)

Seminário Formar DELP Mogi das Cruzes/SP

Seminário Formar DELP Mogi das Cruzes/SP

Formação em didática de leitura e escrita tendo referência as habilidades da BNCC para os 3º. 4º. 5º. anos do Ensino Fundamental das redes públicas de Franca, Francisco Morato, Mogi das Cruzes, Aquiraz e Castro.

Rodrigo, Formador Local, Franca / SP

“Estamos muito orgulhosos e realizados com o que temos visto em nossa rede”!
Mesmo com tantos feriados neste mês de novembro aqui em Franca, houve muito esforço dos profissionais e dos meninos para esta etapa tão importante que é a apresentação e a divulgação do livro.
Muitos depoimentos positivos das professoras que mudaram suas concepções e viram em nós parceiros importantes neste processo. Estamos mudando a nossa rede e queremos avançar ainda mais!”

Aldemir Cosmo – professor de Aquiraz/ CE

“Esse curso possibilitou a mim e aos meus alunos um vasto conhecimento sobre detalhes importantes da reescrita, é um grande ponta pé inicial para orientar os meus alunos no mundo das produções textuais.”

Jovani Ruppel – CP Castro/PR

“A formação DELP tem contribuído significativamente com o meu trabalho no cotidiano escolar. Possibilita maior reflexão sobre as propostas de trabalho escolhidas em sala de aula.”

3ª. Edição – 2020/2021- 1 rede de MA (remoto)

1º Seminário Municipal Virtual com CPs da rede pública

1º Seminário Municipal Virtual com CPs da rede pública

Formação em didática de leitura e escrita tendo referência as habilidades da BNCC para os 3º. 4º. 5º. anos do Ensino Fundamental da rede pública de São Luís do Maranhão

Sequências didáticas de Curta Duração

Mural e depoimentos