Programa Formar em Rede + 0 a 3 anos – Semipresencial

O programa visa fortalecer as políticas públicas de Educação Infantil por meio da qualificação técnico-pedagógica do atendimento oferecido às crianças de 0 a 3 anos e 11 meses de idade em creches”, de acordo com a BNCC.

Duração

  • O Programa tem duração de um ano podendo ser renovável caso haja interesse do município.

Objetivos específicos

  • Formar diretamente as equipes técnicas das Secretarias Municipais de Educação – SMEs, diretores, coordenadores para que assumam o papel de formadores e tenham corresponsabilidade pela qualidade do trabalho de oferecido às crianças de 0 a 3 anos e 11 meses.
  • Criar uma rede de trabalho colaborativo nas unidades escolares e entre municípios participantes.
  • Incentivar mudanças nas práticas cotidianas.

Concepção de formação

Nesse modelo de formação a teoria serve para confronto, afirmação e elucidação das questões cotidianas. Os conteúdos teóricos auxiliam a tratar de problemas didáticos e educativos concretos, subsidiar a análise de diferentes pontos de vista e estratégias. Portanto, a teoria se reveste de significância e pode possibilitar   uma apropriação original e criativa por parte do educador. O aprender a fazer fazendo permite que, de imediato, haja mudanças nas práticas com a crianças, ao mesmo tempo que a formação dos diferentes atores se desenvolve.

Diferentes estratégias formativas, tais como tematização da prática, situações de dupla conceitualização, são empregadas. O recurso utilizado serão: ambiente virtual (com sala de reunião, área de cada município, biblioteca e videoteca, materiais de apoio, fóruns) e os Cadernos da Prática de autoria exclusiva do Instituto Avisa Lá.

Conteúdos

  • Didáticos que incluem: a organização de espaços e materiais para as brincadeiras e experimentações do bebê e crianças bem pequenas, o planejamento de rotinas consistentes, entre outros.
  • Formativos que incluem: a socialização da metodologia de formação atrelada aos contextos de trabalho e o fortalecimento da ação formativa de supervisores diretores, coordenadores pedagógicos.

 

Formato

Cada município disponibilizará 2 técnicos – formadores locais para a área Pedagógica (foco no trabalho com 0 a 3 anos e 11 meses- creche)

  • Realização de dois Seminários presenciais por ano de 16 horas cada em São Paulo/SP para os dois formadores locais.
  • Criação de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) onde a consultoria do IAL é realizada, de forma individualizada e em grupo para a equipe técnica do município.
  • Realização de dois seminários locais, um no primeiro semestre outro no segundo, nos quais os formadores do Instituto Avisa Lá trabalharão supervisões para professores, diretores e CPs (duplas por escolas) e técnicos formadores de creches que participam do programa.
  • Curso a distância para coordenadores e diretores na temática tratada pelos técnicos locais (até 50 participantes).

Ações dos formadores locais:

Os técnicos serão responsáveis por realizar os encontros de formação com coordenadores e diretores, estes por sua vez, farão a formação dos professores das suas unidades escolares, a partir dos 2 focos do contexto:

  1. Organizando espaços e materiais para as brincadeiras e experimentações do bebê e crianças bem pequenas, conforme os campos de experiência da BNCC segmento Educação Infantil;
  2. Planejando rotinas consistentes.

Resultados

  • Formadores e Gestores – novo olhar para a formação:
  • Elaboração de pautas de encontros de formação;
  • Apropriação de estratégias de formação;
  • Utilização da observação e do registro como instrumento de trabalho para o planejamento das ações;
  • A supervisão como acompanhamento e parceria
  • Apropriação dos conteúdos a serem desenvolvidos pelos professores e gestores

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