Projetos Didáticos de Língua Portuguesa Módulo 2: Ler para Estudar

Modalidade: Curso
Coordenação: Silvana Augusto
Formadores: Equipe Avisa Lá
Público Alvo: Coordenadores e Professores de Educação Infantil (5 anos) e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Ementa:
Ler um livro de histórias é diferente de ler um jornal ou uma receita. E tudo isso também é diferente de ler um artigo de divulgação científica ou livros especializados para estudar um assunto, saber mais sobre uma ideia, obter uma informação específica para alimentar uma pesquisa em andamento. Conhecer os desafios que envolvem a leitura autônoma dos alunos quando estudam diferentes assuntos é ponto de partida para melhorar os planejamentos na área. Nesse curso, vamos conhecer as diferentes práticas que envolvem ler para estudar, os procedimentos mais comuns e como tudo isso pode ser ensinado aos alunos, desde cedo.

Objetivos:

  • Contribuir para a qualificação de planejamentos do trabalho de leitura na escola.
  • Refletir sobre os procedimentos, procedimentos e condições das situações didáticas de leitura autônoma pelas crianças para fins de estudo.

Conteúdos:

  • O projeto didático e as sequencias de atividades como contextos para o trabalho de leitura.
  • O papel do professor como modelo de leitor para os alunos.
  • Condições didáticas para ler autonomamente textos de divulgação científica.
  • Comportamentos e procedimentos mais comuns da leitura para fins de estudo: saber consultar índices de livros informativos: ler para buscar informações, fazer anotações, registrar ; estabelecer relações texto / imagem
  • Planejamento didático de situações de ler para estudar em contexto de projetos didáticos.

Metodologia:
O curso está organizado em torno de atividades que envolvem a reflexão sobre o planejamento, o estudo orientado de textos e vídeos que apresentam crianças lendo autonomamente em situações didaticamente planejadas para apoiar as pesquisas. Os participantes podem acessar a videoteca, assistir ao vídeo programado para a semana seguindo orientações do formador e participar dos fóruns de discussão com os demais participantes.  Ao final, teremos uma oficina de planejamento de algumas situações modelo em que se coloca a situação de ler para estudar como foco de aprendizagem para os alunos.

Recursos:
A plataforma utilizada para o desenvolvimento do curso será acessada mediante login e senha, após a inscrição no curso. Vários recursos tais como, aulas  utilizando recursos HTML/ e ou flash para visualização on-line, Textos de referência, bate-papos, lista de participantes, fórum, estatísticas de acesso.

O material ficará disponível para os participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso , o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado.

Avaliação e certificação:

Entendemos como participação ativa as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns. Sabemos que entrar e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar de 75% das propostas apresentadas, no tempo previsto para isso, e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras.

Deixe um comentário