Visa criar uma rede entre municípios e uma cadeia formativa, envolvendo profissionais das Secretarias Municipais de Educação e incentivando mudanças nas práticas educacionais.
Duração
10 meses
Público Alvo
Profissionais das redes públicas de Educação Infantil (equipe técnicas das secretarias e equipes das unidades educativas locais, creches e pré-escolas)
Como se efetiva a ação
Ações a distância por meio de ambiente virtual (acesso com login e senha) para a consultoria à equipe técnica e cursos para 5 duplas de diretor e coordenador por município.
- A consultoria envolve reuniões online mensais, apoio para diagnóstico de conteúdo específico, formação para novas práticas, apoio para o desenvolvimento de formação local, subsídios para avaliação.
- Curso para diretores e coordenadores por unidade educativa (onde não houver coordenador pode ser um professor multiplicador) 5 duplas por município. (6 meses de curso)
- Todos os participantes recebem certificado
Conteúdos / Módulos
Os conteúdos valorizam a prática como ponto de partida e seguem os materiais de apoio, Guias do PEI, que se coadunam às Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular.
- Aproximação com a cultura escrita;
- Aproximação com a leitura: leitura pelo professor, ler ou contar histórias; planejar a leitura, a criação de um acervo de qualidade, leitura para bebês, acesso aos livros;
- Aproximação com a escrita: escrever com sentido e significado, a liberação da escrita, ações que incentivam a escrita espontânea das crianças de 4 e 5 anos promovendo experiências na temática. Como substituir de forma eficaz as atividades tradicionais de alfabetização;
- Cuidados, saúde e bem-estar;
- Cuidar e educar;
- Projetos de ação tais como aprender a lavar as mãos, a assoar o nariz a se servir nos momentos das refeições colaboram para o desenvolvimento da autonomia, identidade e da convivência além é claro de ensinar procedimentos saudáveis e reduzir índices de ocorrências de saúde nas creches e pré-escolas.
Obs: A ação se viabiliza com a participação de, no mínimo, 5 municípios, portanto os arranjos regionais podem ser uma opção que ajudará o processo.
Clique aqui para ver a forma de contratação
Fale conosco em [email protected] ou ligue para 11 30325411