Ortografia, sim!

Modalidade: Curso
Público Alvo: Para coordenadores pedagógicos
Duração: 12 semanas (60 horas de dedicação)Coordenação: Silvana Augusto
Coordenação: Silvana Augusto
Formadores: Equipe Avisa Lá

Ementa:
É com S ou Z? N antes de P e B? O que você responde aos seus alunos quando eles demonstram muitos problemas de ortografia? Deve-se corrigir ou não as escritas das crianças? A partir de que idade? E como fazer isso? Essa é uma das questões que serão discutidas no novo curso do Avisa lá. A partir de vídeos, palestras e análise de atividades, os professores terão a oportunidade de compreender o que leva os alunos ao erro e como desenvolver um trabalho didático focado para solucionar os problemas de ortografia.

Objetivos:

  • Apoiar o planejamento didático de sequencias de atividades para ensinar ortografia do 3o ao 5o ano do ensino fundamental.

Conteúdos:

  • A norma ortográfica.
  • Normas regulares e irregulares e sua relação com os erros de ortografia cometidos pelas crianças.
  • O papel do erro sistemático na aprendizagem das crianças.
  • Contextos didáticos para o trabalho com a ortografia.
  • Análises de sequencias didáticas.
  • Avaliação do trabalho didático de ortografia na escola.

Metodologia:
O curso está organizado em torno de atividades on-line de formação de professores, estudo de texto, fóruns de discussão e outras atividades virtuais interativas que visam problematizar o planejamento didático dos professores. No ambiente on-line, o professor encontrará atividades para compreender a regra ortográfica; textos de apoio sobre como se ensina ortografia; vídeos de atividade de ortografia para a análise e discussão em grupo e momentos coletivos de planejamento de atividades, acompanhados por uma formadora especialista na área.

Recursos:
A plataforma utilizada para o desenvolvimento da oficina será acessada mediante login e senha, após a inscrição no curso. Vários recursos tais como, aulas  utilizando recursos HTML/ e ou flash para visualização on-line, textos de referência, bate-papos, lista de participantes, fórum, estatísticas de acesso.

O material ficará disponível aos participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado.

Avaliação e certificação:
Entendemos como participação as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns. Sabemos que entrar e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar de 75% das propostas apresentadas, no tempo previsto para isso, e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras. 

Para mais informações, consulte o conteúdo referente à avaliação neste site.

Deixe uma resposta