Oficina Quer fazer Junto? Módulo: Linguagem Oral

Modalidade: Oficina
Público Alvo: Professores de educação infantil
Duração: 12 semanas (60 horas de dedicação)
Coordenação: Silvana Augusto
Formadores: Equipe Avisa Lá

Ementa:
Todo início de ano é a mesma coisa: o que oferecer às crianças de cada turma? Que projetos ou atividades são mais interessantes? E como planejá-las? Você já pensou que não precisa fazer tudo isso sozinho? Que tal se juntar a colegas de outras escolas, até mesmo de outras cidades que também trabalham na Educação Infantil e podem ter as mesmas questões para compartilhar? Se você gostou da ideia, venha participar da Oficina Fazer Junto. Os interessados podem se inscrever de acordo com o assunto de interesse: linguagem oral, escrita e conhecimento matemático. Veja como participar, acesse nosso site.

Objetivos:

  • Apoiar o planejamento didático do professor na área de linguagem oral.

Conteúdos:

  • Concepção de linguagem.
  • Diferenças entre a linguagem oral e escrita.
  • Conceito de atividade permanente e projetos e suas implicações para o trabalho com a linguagem oral.
  • Planejamento de rodas de conversa.
  • Planejamento de projetos de parlendas e brincadeiras cantadas.
  • A avaliação do trabalho de oralidade na educação infantil.

Metodologia:
O curso está organizado em torno de atividades on-line de formação de professores, estudo de texto, fóruns de discussão e outras atividades virtuais interativas que visam problematizar o planejamento didático dos professores. No ambiente on-line, o grupo deverá se apresentar, levantar suas expectativas de trabalho e responder a algumas pesquisas de diagnóstico e avaliação inicial propostas pela formadora. Com base no estudo de dados dessa primeira fase, a formadora vai propor um conjunto de atividades. Em uma semana, todos planejam juntos. Na semana seguinte, todos voltam ao ambiente do curso para contar o que aconteceu em sua sala, qual foi a reação das crianças, os problemas encontrados e as soluções construídas.

E assim sucessivamente. Ao longo de três meses de curso, todos terão oportunidade de desenvolver uma série de quatro atividades sequenciadas e construir orientações didáticas para elas. Ao final, será publicado um artigo na revista Avisa lá divulgando o conhecimento construído em grupo.

Recursos:
A plataforma utilizada para o desenvolvimento da oficina será acessada mediante login e senha, após a inscrição no curso. Vários recursos tais como, aulas  utilizando recursos HTML/ e ou flash para visualização on-line, textos de referência, bate-papos, lista de participantes, fórum, estatísticas de acesso.

O material ficará disponível aos participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado.

Avaliação e certificação:
Entendemos como participação as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns. Sabemos que entrar e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar de 75% das propostas apresentadas, no tempo previsto para isso, e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras. 

Para mais informações, consulte o conteúdo referente à avaliação neste site.

Deixe uma resposta