Oficina Projetos Didáticos – aprender a fazer, fazendo

Modalidade: Oficina
Público Alvo: professores de grupos de crianças de 5 a 7 anos.
Duração: 12 semanas (60 horas de dedicação)

Ementa:
O trabalho de criação do álbum de Figurinhas, desenvolvido pela formadora do Instituto Avisa lá, Kátia Trovatto com crianças de 4 a 6 anos, é um exemplo de projeto bem sucedido na prática. O desejo de possuir um álbum e de colecionar figurinhas foi o propósito compartilhado pelas crianças da turma. A produção de um álbum obriga a enfrentar problemas interessantes e contextualiza as práticas de leitura, conhecimento de matemática, produção de desenho e informações sobre os animais. A pretexto disso, as crianças podem aprender mais sobre alguns animais e a escrita de seus nomes; produzir textos coletivamente e de próprio punho; observar para desenhar os animas; contar e controlar uma coleção. O convite da oficina é desenvolver esse projeto na sua escola, recebendo orientações de uma formadora especializada no assunto. Uma oportunidade para as crianças vivenciarem uma experiência diferente e, para o professor, de aprender a planejar em colaboração.

Objetivos:

  • Apoiar o professor no planejamento e desenvolvimento das etapas de trabalho do projeto Álbum de Figurinhas a ser desenvolvido em sua escola.
  • Construir referenciais para o professor planejar outros projetos para seu grupo de crianças.

Conteúdos:

  • Planejamento de projetos didáticos em língua portuguesa.
  • Desafios da produção de texto pelas crianças.
  • A articulação entre conteúdos de artes e língua portuguesa no projeto Álbum de figurinhas.
  • Produção de registros.

Metodologia:
A proposta da oficina é muito simples: a equipe do portal selecionou um bom projeto didático, já desenvolvido em outras instituições e o disponibilizou na íntegra. Um relato de prática conta passo a passo como esse trabalho foi realizado. Na oficina, é possível encontrar espaço para planejar cada etapa de trabalho e desenvolvê-la em sua escola. Semanalmente a formadora oferece apoio para planejar uma etapa de trabalho. Na semana seguinte, os participantes deverão desenvolver esse trabalho com o grupo de crianças e trazer seus relatos para discutir no fórum as questões da prática que incomodam a todos os professores.

A discussão será sempre acompanhada por alguém de nossa equipe, disponível para tirar dúvidas e dar sugestões. O trabalho dessa oficina é todo baseado em estudos sobre projetos didáticos utilizando como principal fonte os trabalhos de Delia Lerner e Mirta Castedo.

Em grupos, vamos refletir sobre o que é trabalhar por projetos e como construí-lo, utilizando os seguintes espaços virtuais:

  • Na Biblioteca serão disponibilizados artigos técnicos, links e modelos de projetos didáticos.
  • Nos fóruns semanais vamos planejar uma proposta didática e, na semana seguinte, relatar e discutir o que aconteceu na prática.
  • Ao final, vamos organizar exposições virtuais dos trabalhos desenvolvidos pelos professores participantes da oficina.

Recursos: 
A plataforma utilizada para o desenvolvimento da oficina será acessada mediante login e senha, após a inscrição no curso. Vários recursos tais como, aulas  utilizando recursos HTML/ e ou flash para visualização on-line, Textos de referência, bate-papos, lista de participantes, fórum, estatísticas de acesso.

O material ficará  disponível aos participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado.

Avaliação e certificação: 
Entendemos como participação as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns. Sabemos que entrar e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado.  Receberá a certificação quem participar de 75%  das propostas apresentadas  e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras. Para mais informações, consulte o conteúdo referente à avaliação neste site.

Deixe uma resposta