Escritas de Professor – Diários de Campo

Modalidade: Oficina
Coordenação: Silvana Augusto Público Alvo: Professores de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Ementa:
A escrita de diários é um instrumento poderoso para que o professor possa refletir sobre a sua prática em sala de aula. Você certamente já deve ter ouvido esta afirmação, um tanto corrente em nosso meio, não é verdade? Mas você sabe exatamente por quê? De que maneira um diário escrito por um professor pode auxiliá-lo tanto em sua prática profissional? Como deve ser escrito? Que conteúdos o professor deve priorizar nesta escrita? Num diário, o professor escreve sobre o seu trabalho em sala de aula, o planejamento de atividades, a maneira como elas aconteceram, as suas intervenções, suas dúvidas, as aprendizagens das crianças, os desafios que ainda as aguardam. Tudo isso cabe num diário de campo. Quando o professor tem a chance de escrever sobre a sua prática, ele pode refletir sobre todos estes aspectos, que são fundamentais para a sua formação e para os próximos planejamentos. No entanto, embora a escrita e a prática de se fazer registros seja tão importante, também sabemos que um número grande de professores ainda não possuem este hábito. Muitas vezes, por terem dificuldades com a própria escrita; outras vezes, por não saberem exatamente o que registrar e como fazê-lo de forma a auxiliar a reflexão sobre seu trabalho em sala de aula.

Lendo e analisando registros e diários de professores, pensando sobre como estas escritas os ajudaram em sua prática e na reflexão sobre o seu trabalho em sala de aula; bem como escrevendo os próprios registros, os alunos desta oficina poderão familiarizar-se cada vez mais com esse tipo de escrita, utilizando-a como grande aliada em seu processo de formação.

Objetivos:

  1. Conhecer registros e diários de campo, discutindo sobre esse tipo de escrita como instrumento de reflexão do professor sobre sua prática.
  2. Escrever registros de atividades realizadas em sala de aula.

Conteúdos:

  1. O registro como instrumento de reflexão do professor.
  2. A escrita do registro como importante ferramenta no auxílio de planejamentos futuros.
  3. A escrita do próprio diário: como e para quem escrever?

Expectativas de Aprendizagem:

    1. Conhecer registros de professores e seu potencial reflexivo
    2. Melhorar a própria escrita de registros
    3. Entender o próprio registro como instrumento de aprendizagem e de formação do professor.

Metodologia:
A oficina está organizada em torno de atividades em sala de aula em tempo real, estudo de texto, fóruns de discussão e outras atividades virtuais interativas que visam elucidar as principais questões que envolvem a escrita de diários e registros do professor como instrumento de reflexão sobre sua prática. O cursista deve acessar a biblioteca de textos literários e de artigos técnicos sobre a escrita de diários e sobre o escrever de modo geral, desenvolver seu próprio registro e participar dos fóruns de discussão com os demais participantes para discutir sobre a escrita, seu estilo, o potencial reflexivo dos diários de campo.

A plataforma utilizada para o desenvolvimento da oficina será acessada mediante login e senha, após a inscrição no curso. Vários recursos tais como, aulas utilizando recursos HTML/ e ou flash para visualização on line, Textos de referência, bate-papos, lista de participantes, fórum, estatísticas de acesso.

O material ficará disponível aos participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado.

Avaliação e certificação: Todas as atividades do curso serão avaliada s e receberá a certificação quem participar de 75% das propostas apresentadas

Deixe um comentário