De um conto a outro: o planejamento da sequencia de histórias na formação de leitores

Modalidade: Oficina
Coordenação Geral: Silvia Pereira de Carvalho
Coordenação Pedagógica: Silvana Augusto
Público Alvo: professores de educação infantil de 4 a 6 anos

Ementa:
Embora haja um consenso de que rodas de leitura devem estar presentes no cotidiano da educação infantil, este tipo de atividade nem sempre faz parte do planejamento do professor. Freqüentemente, não há uma escolha prévia do que se vai ler, os textos se repetem e poucas vezes estabelecem-se relações entre as leituras. O trabalho com seqüências de leitura surge como ferramenta fundamental, partindo do pressuposto de que a formação do leitor vai se dando na medida em que ele avança em suas leituras e pode tecer relações entre o que lê, observando estilos diversos ou semelhantes, conhecendo diferentes autores e enredos. Neste curso, a proposta será justamente essa: uma reflexão sobre a importância das escolhas antecipadas das histórias a serem lidas em roda, das relações que existem entre elas, da leitura prévia pelo professor e da conversa entre as crianças, que podem estabelecer relações entre elas, construindo assim seu percurso leitor.

Objetivos:

  • Refletir sobre a importância das escolhas antecipadas dos livros ou histórias a serem lidos em roda, das relações que existem entre eles, da leitura prévia pelo professor e da conversa entre as crianças que podem estabelecer relações entre as histórias, construindo assim seu percurso leitor.
  • Planejar e registrar rodas e seqüências didáticas de leitura literárias.
  • Pensar estratégias para ampliação do repertório literário de alunos.

Conteúdos:

  • Príncipes e princesas nas histórias populares brasileiras.
  • Papel da escolha dos textos na formação de leitores.
  • A formação do leitor crítico.
  • O que fazer antes e depois de ler.
  • A importância do professor leitor na formação leitora de seus alunos.
  • O registro de rodas de história como um norteador para leituras futuras.
  • O planejamento de uma seqüência didática de leitura não seria também um conteúdo.

Metodologia:
Destinado a professores de crianças de 4 a 5 anos, faremos juntos uma interessante seqüência de contos trabalhando com registros de atividades de leitura e do que se pode fazer depois de ler uma história com as crianças.

Levando em conta a riqueza da literatura oral, propomos uma sequência de leitura de contos tradicionais advindos de lugares e culturas distintos, mas que possuem semelhanças entre seus enredos, caracterizando a universalidade das histórias tradicionais e possibilitando que os leitores relacionem essas histórias entre si e com o repertório que já possuem.

O curso está organizado em torno de atividades on-line de formação de professores, estudo de textos, fóruns de discussão e outras atividades virtuais interativas que visam elucidar as principais questões que envolvem a formação de leitores e a importância da leitura de textos literários na Educação Infantil.

  • Na biblioteca acessaremos artigos técnicos e literários, em especial o acervo das histórias populares de príncipes e princesas brasileiras. Haverá, ainda, um acervo de pod-cast com histórias contadas por diferentes leitores convidados especialmente para a oficina.
  • Nos fóruns discutiremos o planejamento de uma roda de histórias e de seqüências de leitura, a importância do professor ler antecipadamente a história e gostar dela; o que fazer antes e depois de ler uma história para as crianças, como fazer o registro da atividade e seguir adiante na escolha de novos textos. Além disso, serão dadas orientações e novos encaminhamentos para o planejamento e registro de seqüências de leitura de histórias.
  • Nos blogs, vamos acompanhar o percurso de cada leitor em sua aventura com as crianças.
  • E, por fim, teremos um espaço aberto para trocar indicações de outras leituras e apreciar os textos trazidos pelos colegas, tudo com o propósito de ampliar nosso próprio repertório de histórias tradicionais.

Recursos:
A plataforma utilizada para o desenvolvimento da oficina será acessada mediante login e senha, após a inscrição no curso. Vários recursos tais como, aulas  utilizando recursos HTML/ e ou flash para visualização on-line, Textos de referência, bate-papos, lista de participantes, fórum, estatísticas de acesso.

O material ficará  disponível aos participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado.

Avaliação e certificação: 
Entendemos como participação as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns. Sabemos que entrar e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado.  Receberá a certificação quem participar de 75%  das propostas apresentadas  e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras.

Deixe um comentário