Coordenador pedagógico módulo 1 – O papel do coordenador pedagógico na unidade escolar

Modalidade: Curso
Público Alvo: coordenadores pedagógicos da Ed Infantil e Ensino Fundamental.
Duração: 12 semanas (60 horas)

Ementa:
A rotina de um coordenador pedagógico dentro da escola é intensa. Atendimento aos pais, organização dos espaços, cronogramas, reunião com a direção, preparação das festas, das reuniões pedagógicas e muito mais. Diante de tantas demandas, não é raro encontrar coordenadores que chegam ao final do dia e se perguntam: afinal, quais foram as minhas contribuições aos professores e aos alunos? Mudar esta realidade depende de muitos fatores, mas, dentre eles, há um que cabe ao próprio coordenador, ou seja, saber qual seu real papel, saber definir prioridades e organizá-las no tempo possível, o tempo real. A proposta deste curso é provocar o coordenador pedagógico sobre suas atribuições na escola e apoiá-lo na organização de uma rotina de trabalho mais condizente com as necessidades de gestão pedagógica da escola ou da creche.

Objetivos:

  • Contribuir com o processo de formação do coordenador pedagógico, assegurando um espaço de interlocução para análise e reflexão da própria prática.
  • Apoiar a construção de rotinas de trabalho que contemplem as diferentes dimensões do trabalho de coordenação, articulando o tempo necessário para isso.

Conteúdos:

  • Concepção de educação.
  • Papel e atribuições do coordenador pedagógico.
  • Os problemas da gestão do tempo na escola e a construção de rotina do coordenador pedagógico.

Metodologia:
O curso está organizado em torno de atividades on-line de formação de professores, estudo de texto, fóruns de discussão e outras atividades virtuais interativas que visam problematizar a organização do tempo e o estabelecimento de prioridades para o trabalho do coordenador pedagógico na escola.

  • Na biblioteca será possível acessar artigos técnicos sobre a formação de professor e relatos de boas experiências inspiradoras para outros coordenadores que vivem situação semelhante.
  • Além disso, ao longo de todo o curso os formadores terão oportunidade de conhecer depoimentos e experiências de outros coordenadores que já passaram por problemas semelhantes e podem hoje contar como construíram alternativas eficientes para a gestão da formação na escola.
  • Nos fóruns discutiremos a organização do tempo do coordenador, variável que mais impede o desenvolvimento do trabalho. A cada semana o formador dispara um problema que deve ser resolvido por todo o grupo. Com isso, o os participantes tem a chance de pensar com os demais colegas seu papel na escola e as dificuldades mais comuns ao exercício dessa profissão.
  • Ao final, serão organizados sub-grupos de trabalho que se dedicarão a construir uma proposta de rotina de trabalho que atenda às diferentes demandas próprias do trabalho do coordenador pedagógico.

Recursos:

A plataforma utilizada para o desenvolvimento da oficina será acessada mediante login e senha, após a inscrição no curso. Vários recursos tais como, aulas utilizando recursos HTML/ e ou flash para visualização on line, textos de referência, bate-papos, lista de participantes, fórum, estatísticas de acesso.
O material ficará disponível aos participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado.

Avaliação e certificação: 
Entendemos como participação as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns. Sabemos que entrar e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar de 75%  das propostas apresentadas  e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras. Para mais informações, consulte o conteúdo referente à avaliação neste site.

Deixe uma resposta