Cursos

Curso a Distância

Mini Trilha: Fluência Leitora

Inscrições: até 10/08/21

Coordenação geral: Silvia Carvalho
Coordenação técnica: Renata Frauendorf
Formadoras: Equipe IAL

No retorno às aulas (virtual ou presencialmente) é consenso a necessidade e importância de se levantar o conhecimento dos alunos como ponto de partida para elaboração e desenvolvimento de um projeto educativo, que dialogue com as necessidades de aprendizagem dos estudantes. Visando contribuir com o trabalho desenvolvido pelos professores criamos um curso para profissionais das redes públicas sobre as aprendizagens de leitura e escrita nos anos iniciais ocorridas até o momento.
Os conteúdos do curso compreendem um repertório de experiências avaliativas significativas como também oferecerá projetos e ou sequências didáticas que mais se ajustem às demandas identificadas na rede por meio de fóruns virtuais, mediado pelas consultoras da equipe do IAL.

Objetivos

  • Qualificar o processo de avaliação diagnóstica em fluência leitora nos anos iniciais de ensino fundamental tendo como referência as habilidades da BNCC e os currículos locais.
  • Qualificar os processos formativos propostos à Equipe Técnica, CPs e professores a partir de boas situações problemas articulados ao contexto da prática (ensino remoto).

Formato: Curso a distância

Duração: 30 horas (10 semanas)

Público alvo: equipe técnica, coordenadores (as) pedagógicos(as), e professores(as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Conteúdos:

  • Avaliação diagnóstica de leitura: o que é e como organizá-la ( presencial/remoto);
  • Leitura como prática social;
  • Comportamentos, procedimentos e capacidades de leitura;
  • Fluência leitora;
  • Leitura dramática.

Objetivos de aprendizagem da mini trilha para estudantes (BNCC):

  • (EF15LP01) Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
  • (EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
  • (EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
  • (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
  • (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
  • (EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

Metodologia
O curso está organizado em torno de atividades a distância de formação, estudo de texto, fóruns de discussão e outras atividades virtuais interativas que visam problematizar as questões que envolvem o conteúdo estudado. Conta com monitoria interativa por meio de fóruns com a equipe de formadores do Instituto Avisa Lá.
Compartilhamos das concepções que entendem que a formação continuada depende substancialmente das questões que emergem da atuação direta da prática. Os educadores estão em um real contexto de aprendizagem onde “se aprende a fazer fazendo”: errando, acertando, tendo problemas a resolver, discutindo, construindo hipóteses, observando, revendo, argumentado, tomando decisões, pesquisando, olhando outras práticas e realidades. O processo de refletir sobre a prática, procurar compreendê-la e analisá-la em busca de aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido é o foco da ação formativa. Partindo dos problemas reais enfrentados pelos educadores, é possível, por um lado, valorizar sua experiência, e, por outro, garantir maior participação e uma atitude investigativa como base para novas aprendizagens.
Os conhecimentos teóricos trazidos pelo processo de formação são instrumentos valiosos de ressignificação da prática. Para nós, a interação é fundamental. Por isso, todas as atividades propostas exigem a participação dos cursistas. Textos e outros materiais de estudo podem ser acessados por qualquer participante. Porém, o que vai de fato assegurar a aprendizagem é o uso compartilhado desses materiais nas discussões em grupo, nos fóruns, chats e outros espaços de estudo e planejamento pedagógico.
Entendemos também que o papel do formador é o de organizar e fomentar a discussão, alimentar a reflexão, incentivar a interação entre os participantes, sistematizar os conhecimentos construídos coletivamente, e não o de apenas verificador de respostas apontando se corretas ou erradas.

Recursos
A plataforma utilizada para o desenvolvimento do curso será acessada mediante login e senha, a serem enviados para e-mail do aluno. Vários recursos tais como, aulas utilizando recursos HTML/ e ou flash para visualização on-line, textos de referência, bate-papos, lista de participantes, fórum, estatísticas de acesso.
O material ficará disponível para os participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado.

Período
de 23 de agosto a 29 de outubro – 30 horas (10 semanas)
Custo: R$ 780,00 (setecentos e oitenta reais), em até três parcelas.

Certificação
Para o participante que realizar 75% das atividades propostas no semestre.