Modalidade: Curso
Duração: 12 semanas (60 horas de dedicação)
Público Alvo: Professores de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
Coordenação: Silvana Augusto
Formadores: Equipe Avisa Lá
Ementa:
Refletir sobre a própria prática é um dos princípios mais valorizados por programas de formação docente. Muitas vezes isso é confundido com o relato de prática, mas relatar como se desenvolveu determinada proposta didática não pressupõe necessariamente refletir sobre as relações entre o que foi planejado previamente e o que foi desenvolvido. A tematização de práticas educativas, sobretudo quando filmadas, traz elementos nem sempre observáveis aos professores em seus relatos, por isso, apresenta uma grande vantagem para os coordenadores pedagógicos que desejam ampliar os conhecimentos específicos de suas equipes. Nesse curso vamos discutir aspectos teóricos que embasam o uso dessa estratégia, as principais hipóteses dos professores ao planejar uma certa atividade e alguns exercícios práticos a partir de situações filmadas que visam apoiar o planejamento dessa estratégia pelo coordenador pedagógico.
Objetivos:
- Contribuir com o processo de formação do coordenador pedagógico por meio do estudo de uma estratégia de formação.
- Discutir a metodologia da tematização de prática e seu papel na formação reflexiva do professor.
Conteúdos:
- O papel da tematização de prática como instrumento de trabalho do coordenador.
- O planejamento e a elaboração de filmagens e de situações de tematização de práticas.
- A tematização como devolutiva ao grupo e o seu papel na formação de uma atitude reflexiva dos professores.
- Critérios para a tematização de práticas.
Metodologia:
O curso está organizado em torno de atividades on-line de formação de professores, estudo de texto, fóruns de discussão e outras atividades virtuais interativas que visam elucidar as principais questões que envolvem a formação do professor e as estratégias formativas.
- Nos fóruns discutiremos situações problema envolvendo a tematização de práticas educativas nos seus diversos meios. Também serão dadas orientações que tornem possível a atuação do coordenador como formador em sua unidade escolar.
- Na biblioteca estarão disponíveis artigos técnicos sobre o uso dessa estratégia nas unidades educativas.
- Além disso, ao longo de todo o curso, os formadores terão oportunidade de discutir possibilidades de implementação da tematização de prática como parte do trabalho da formação continuada em uma instituição educativa.
Recursos:
A plataforma utilizada para o desenvolvimento da oficina será acessada mediante login e senha, após a inscrição no curso. Vários recursos tais como, aulas utilizando recursos HTML/ e ou flash para visualização on line, textos de referência, bate-papos, lista de participantes, fórum, estatísticas de acesso.
O material ficará disponível aos participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado.
Avaliação e certificação:
Entendemos como participação ativa as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns. Sabemos que entrar e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar de 75% das propostas apresentadas e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras.