Coordenador pedagógico módulo 3 – A observação como instrumento da formação

Modalidade: oficina
Coordenação: Silvana Augusto
Público Alvo: Professores de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Ementa:
A observação é um dos mais importantes instrumentos utilizados pelo professor e ela é uma atividade altamente especializada porque não é natural, mas sim construída socialmente na própria ação docente. Observar não é, simplesmente, o ato de ver, pura percepção. Essa tarefa exige uma elaboração mais complexa que pressupõe mirar, reparar, notar, registrar, interpretar. O movimento de olhar muitas vezes, a partir de diferentes posições nos faz enxergar cada vez mais longe: quanto mais trabalhamos a observação, mais observamos.

Essa que é uma das mais importantes ferramentas de trabalho do professor, é também do coordenador pedagógico. Nesse curso, vamos viver algumas experiências compartilhadas de observação e o planejamento de boas devolutivas aos professores.

Objetivos:

  1. Contribuir com o processo de formação do coordenador pedagógico, assegurando a apropriação do uso da observação como instrumento de trabalho..
  2. Discutir a metodologia de observação, registro e análise.

Conteúdos:

  1. O papel da observação e do registro como instrumento de trabalho do coordenador.
  2. O planejamento e a elaboração da pauta de observação.
  3. Usos da observação e do registro para a devolutiva aos professores em processo de formação profissional continuada.
  4. Critérios para a devolutiva individual e coletiva.

Metodologia:
O curso está organizado em torno de atividades on-line de formação de professores, estudo de texto, fóruns de discussão e outras atividades virtuais interativas que visam elucidar as principais questões que envolvem a formação do professor e as estratégias formativas.

  • Nos fóruns discutiremos situações problema envolvendo a observação, além de exercícios de olhar, visando aprimorar a investigação do coordenador. Serão pautas da discussão o planejamento da observação de sala, seguida de registro e as devolutivas individuais e coletivas. Também serão dadas orientações e novos encaminhamentos que tornem possível a atuação do coordenador como formador em sua unidade escolar.
  • Na biblioteca estarão disponíveis artigos técnicos sobre a formação de professor e relatos de boas experiências inspiradoras para outros coordenadores que vivem situação semelhante.
  • Além disso, ao longo de todo o curso os formadores terão oportunidade de discutir possibilidades de implementação da observação de sala como parte do trabalho da formação continuada em uma instituição educativa.

Recursos:
A plataforma utilizada para o desenvolvimento da oficina será acess ada mediante login e senha, após a inscrição no curso. Vários recursos tais como, aulas utilizando recursos HTML/ e ou flash para visualização on line, textos de referência, bate-papos, lista de participantes, fórum, estatísticas de acesso.
O material ficará disponível aos participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado.

Avaliação e certificação:
Entendemos como participação as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns. Sabemos que entrar e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar de 75% das propostas apresentadas e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras.

Deixe um comentário