A Roda de histórias e a constituição do hábito e do prazer pela leitura

Modalidade: Oficina
Público Alvo: professores de educação infantil de 3 a 7 anos
Duração: 12 semanas (60 horas de dedicação)

Ementa:
A roda de histórias é uma das mais tradicionais atividades da rotina da educação infantil. Em roda as crianças escutam o professor contando suas histórias, as que sabe de memória e, em outros momentos, observam o professor lendo-as. Mas, poucos professores reconhecem que ler e contar histórias são atividades diferentes que desenvolvem diferentes comportamentos de escuta nas crianças. Nesse curso, vamos enfocar o encontro das crianças com o universo dos textos lidos. Para tanto, vamos ampliar o repertório de contos, discutir o papel da leitura para a criança pequena e, em conjunto, construir orientações para o trabalho de formação de leitores na roda de histórias.

Objetivos:

  • Refletir sobre a importância da leitura para a criança pequena e as estratégias para a sua formação como leitora.
  • Apoiar o planejar e registro de rodas de leitura.

Conteúdos:

  • Leitura como atividade permanente na rotina.
  • Ler e contar histórias.
  • Papel da escolha dos textos na formação de leitores.
  • O que fazer antes e depois de ler.
  • O registro de rodas de história como um norteador para leituras futuras.

Metodologia:
A proposta da oficina é simples: semana a semana a formadora apresentará um novo conto e discutirá com o grupo alguns procedimentos para ler esse mesmo texto na roda de histórias e algumas provocações que se pode fazer às crianças. Ao longo da semana, cada participante deverá ler o texto com o grupo de crianças e acessar o fórum para discutir sua experiência com os colegas, relatar o que aconteceu nessa atividade e receber as devolutivas da formadora.

  • Na biblioteca acessaremos artigos técnicos e literários, em especial o acervo das histórias populares de príncipes e princesas brasileiras. Haverá, ainda, um acervo de pod-cast com histórias contadas por diferentes leitores convidados especialmente para a oficina.
  • Nos fóruns discutiremos o planejamento de uma roda de histórias e de seqüências de leitura, a importância do professor ler antecipadamente a história e gostar dela; o que fazer antes e depois de ler uma história para as crianças, como fazer o registro da atividade e seguir adiante na escolha de novos textos. Além disso, serão dadas orientações e novos encaminhamentos para o planejamento e registro de seqüências de leitura de histórias.
  • E, por fim, teremos um espaço aberto para trocar indicações de outras leituras e apreciar os textos trazidos pelos colegas, tudo com o propósito de ampliar nosso próprio repertório de histórias tradicionais.

Recursos:
A plataforma utilizada para o desenvolvimento da oficina será acessada mediante login e senha, após a inscrição no curso. Vários recursos tais como, aulas  utilizando recursos HTML/ e ou flash para visualização on-line, Textos de referência, bate-papos, lista de participantes, fórum, estatísticas de acesso.

O material ficará  disponível aos participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado.

Avaliação e certificação: 
Entendemos como participação as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns. Sabemos que entrar e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado.  Receberá a certificação quem participar de 75%  das propostas apresentadas  e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras. Para mais informações, consulte o conteúdo referente à avaliação neste site.

Deixe um comentário