Sobre nós

O INSTITUTO AVISA LÁ é uma organização não-governamental (ONG), sem fins lucrativos, com finalidade pública. Desde 1986, vem contribuindo para qualificar  a prática pedagógica  das redes públicas de Educação Infantil. A partir de 2002 passou atuar também no Ensino Fundamental (séries iniciais) nas áreas de leitura, escrita e matemática. São exemplos dessa contribuição os diferentes programas de formação continuada que atingiram até o presente momento por volta de 200 municípios de diferentes estados brasileiros.

Vários membros da equipe técnica do Avisa Lá colaboraram intensamente com a elaboração dos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil do MEC ( 1998), com os programas  de formação  e currículo da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo.O Instituto Avisa Lá participa ativamente de programas do MEC tais como Indique para Educação Infantil e Ensino Fundamental em parceria com a ONG Ação Educativa, Diretrizes em ação em parceria com o UNICEF.

História

Desde sua fundação em 1986 foi um produtivo percurso para que o então Centro de Estudos e  Informações Crecheplan, hoje Instituto Avisa Lá, consolidasse uma metodologia de formação continuada reflexiva  atrelada aos contextos de trabalho, destinada  especificamente aos profissionais da Educação Infantil registrada no livro Bem –Vindo, mundo! Criança, cultura e formação de educadores- Editora Peirópolis, entregue  para todos os municípios do Brasil em parceria com a Undime com o patrocínio do Instituto C&A.

A criação desta ong ,  nasceu de um sentimento de frustração em relação ao atendimento prestado às crianças, em creches da cidade de São Paulo, e de uma certeza de que era possível melhorar a qualidade do trabalho por meio de uma  formação   que fosse eficaz e transformasse a prática educativa. A metodologia inicial deu origem aos diferentes programas, inclusive aqueles que são a distância.

Os objetivos da instituição encontraram eco em muitos parceiros que ao longo destes anos, contribuíram para dar forma e força a uma metodologia que longe de estar terminada se reinventa a cada  desafio.  Essa permanente construção tem provocado inúmeros encontros produtivos, mobilizando pessoas, tornando realidade o sonho  de ver  o potencial das   nossas crianças florescendo, em um ambiente educativo  que cada vez  faça mais sentido para elas, para suas famílias, para os profissionais e formadores envolvidos.

Formas de atuação

Veja em detalhes alguns dos principais programas:

Ação política

Participação em ações, movimentos na cidade de São Paulo e ou no Brasil que se dedicam á melhoria da Educação Pública ( Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Todos pela Educação, Movimento Nossa São Paulo entre outros), Rede nacional da primeira infância

Resultados Conseguidos

  • Alteração significativa nas competências para ensinar e ou aprender dos diferentes atores da educação;
  • Fortalecimento técnico das instituições públicas  que recebem a formação;
  • Criação de redes de educadores que refletem a prática, a transformam e produzem conhecimentos;
  • Maior eficiência na aprendizagem das crianças;
  • Influência na qualidade das políticas públicas de educação;

Conheça nossa equipe

Leave a comment

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.

Fazemos Parte

Facebook

Google+