Programa Além dos Números

O programa tem por objetivo fortalecer políticas públicas do Ensino Fundamental – primeiros anos – por meio da qualificação técnico-pedagógica do atendimento nas escolas.

Duração
01 ano

Objetivo Específico
Formar a equipe técnica da SME (formadores locais) do município e as coordenadoras pedagógicas para que apoiem os professores para que desenvolvam novas práticas sobre o conhecimento matemático nos primeiros anos do Ensino Fundamental, que impactem as competências, os objetivos de aprendizagem, desenvolvimento e as habilidades preconizadas para a língua portuguesa na BNCC.

Metodologia
Formação continuada de caráter reflexivo atrelada às atividades pedagógicas de leitura e escrita que deverão ocorrer nas escolas participantes para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Apoio aos técnicos e coordenadores por meio de: tematização da prática, aprofundamento teórico e prático das didáticas específicas de leitura e escrita, consultoria a distância para avaliar a produção de texto dos alunos e apoio para planejamento e acompanhamento do trabalho a ser desenvolvido pela equipe escolar.
Conteúdos
Conhecimento Matemático– conteúdos didáticos a partir dos contextos apresentados na BNCC.

Dentre as cinco unidades temáticas da BNCC podem ser escolhidos dois, por exemplo, Números ou Grandezas Medidas.

Formato

  • Dois Seminários presenciais por ano de 16 horas cada em São Paulo/SP para dois formadores locais.
  • Os formadores locais recebem subsídios de pauta mensalmente para planejarem o encontro de formação com os coordenadores pedagógicos.
  • Os formadores locais têm acesso à plataforma do programa com todo o material disponibilizado (textos utilizados, vídeos, ppts e indicação bibliográfica), participação de reuniões online mensais e fóruns.
  • Dois seminários locais (no município), um no primeiro semestre, outro no segundo nos quais os consultores do Instituto Avisa Lá trabalharão supervisão com os professores, coordenadores e técnicos, em alfabetização. Haverá visitas em duas escolas participantes
  • Curso a distância para coordenadores e diretores (até 30 participantes) sobre dois dos conteúdos abordados no ano – duração 6 meses – na plataforma ADL. Recebem certificado do IAL por isso.

O IAL certificará técnicos, e coordenadores. Os professores devem ser certificados pela própria Secretaria.

Ações e carga horária dos formadores locais

  • Encontros de formação
  • Seminários
  • Reuniões online
  • Supervisões mensais
  • Elaboração de materiais para o Programa

Total de horas no ano 163 a 172, aproximadamente.

Clique aqui para ver as formas de contratação

Fale conosco em contato@avisala.org.br ou ligue para 11 30325411