Impacto dos Programas a Distância do Instituto Avisa Lá nos Municípios

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Seguindo sua proposta diferenciada já testada em 28 anos de formação continuada de profissionais de educação infantil e ensino fundamental (séries iniciais) a equipe do Avisa Lá desenvolve cursos, oficinas e consultorias em seu ambiente virtual de aprendizagem.

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A revista Avisa lá é uma publicação trimestral editada pelo INSTITUTO AVISA LÁ. Sua meta é contribuir para a formação de professores de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. É totalmente voltada para o desenvolvimento profissional permanente e dá voz aos principais atores da escola: crianças, educadores e seus formadores.

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Revista Nova Escola: Prova Brasil de Língua Portuguesa – 5º ano: relação entre textos

Escrito por Avisa Lá em . Publicado em Na Mídia

As questões exigem familiaridade com fábulas, notícias, contos etc. Nesse sentido, Beatriz Gouveia, coordenadora do programa Além das Letras, do Instituto Avisa Lá, e Kátia Brakling, professora do Instituto Superior de Educação Vera Cruz, ambos em São Paulo, que analisaram a prova, indicam como organizar atividades em sala de aula com textos diversos.

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Revista Nova Escola: Como usar os gêneros para ensinar leitura e produção de textos

Escrito por Avisa Lá em . Publicado em Na Mídia

Todo dia, você acorda de manhã e pega o jornal para saber das últimas novidades enquanto toma café. Em seguida, vai até a caixa de correio e descobre que recebeu folhetos de propaganda e (surpresa!) uma carta de um amigo que está morando em outro país. Depois, vai até a escola e separa livros para planejar uma atividade com seus alunos. No fim do dia, de volta a casa, pega uma coletânea de poemas na estante e lê alguns antes de dormir. Não é de hoje que nossa relação com os textos escritos é assim: eles têm formato próprio, suporte específico, possíveis propósitos de leitura – em outras palavras, têm o que os especialistas chamam de “características sociocomunicativas”, definidas pelo conteúdo, a função, o estilo e a composição do material a ser lido.

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