Rede Nacional Primeira Infância promove bate-papo online “A Criança e o Espaço: a cidade e o meio ambiente” na terça-feira dia 16 de maio, participe!

O planejamento e a organização dos espaços onde as crianças vivem é fundamental para o seu desenvolvimento integral. E para apoiar gestores públicos e defensores de direitos que queiram desenvolver políticas públicas de qualidade voltadas às crianças, a Rede Nacional Primeira Infância está lançando um novo projeto, o site “A criança e o espaço: a cidade e o meio ambiente”, e vai celebrar essa inauguração com um bate-papo online, ao vivo, na terça-feira dia 16 de maio, das 19h às 19h30, ouvindo especialistas integrantes da RNPI sobre o tema. O link para acessar e participar da conversa é https://goo.gl/rf0fC3, e você pode confirmar presença e enviar perguntas no evento do Facebook, clique aqui: https://www.facebook.com/events/445875869095914/

Os participantes do bate-papo virtual serão Claudius Ceccon, que é arquiteto, coordenador da secretaria executiva da RNPI e diretor do CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, Vital Didonet, educador, filósofo e assessor legislativo da RNPI, Raquel Franzim, assessora pedagógica da área de Educação e Cultura da Infância do Alana e Clarice Cardell, do grupo de teatro La Casa Incierta, e coordenadora do GT Cultura da RNPI. A mediação será feita por Rosa Maria Mattos, jornalista e integrante da secretaria executiva da RNPI, que irá contextualizar o tema e, a partir das contribuições dos especialistas, provocar reflexões sobre a importância de viabilizar o acesso das crianças a espaços e serviços de qualidade em suas cidades. O público será convidado a enviar perguntas e comentários.

Durante o bate-papo virtual, será apresentado o novo site da RNPI, “A Criança e O espaço: a cidade e o meio ambiente”, fruto da parceria entre a secretaria executiva/CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular, Instituto Alana, Instituto C&A e Bernard van Leer. O site está organizado em cinco eixos relacionados ao direito das crianças ao espaço: moradia e saneamento, mobilidade e circulação, espaços para brincar, educação e cultura, participação infantil na cidade e interação das crianças com a natureza. Em cada um desses eixos, os gestores municipais e defensores de direitos das crianças tem acesso a um texto de introdução sobre o tema, com referências teóricas e legais, sugestões de medidas a serem adotadas para implementar o direito na prática, e histórias de projetos inspiradores que estão acontecendo em todo o país. Todo o conteúdo foi construído a partir de entrevistas com organizações e especialistas que desenvolvem iniciativas de sucesso no país. Além disso, as cidades podem colaborar enviando os relatos de iniciativas que estão adotando e apresentam resultados.

Fonte: Rede Nacional Primeira Infância / CECIP – Centro de Criação de Imagem Popular

Posted in Blog.