Cursos e Oficinas do Avisa Lá para o 2º semestre de 2013

Inscrições encerradas. Início das aulas em 20/08. Aguarde instruções de acesso por e-mail.

Curso: Coordenador pedagógico – módulo 1– o papel do coordenador pedagógico na unidade escolar

Público alvo: coordenadores pedagógicos

Tal como o diretor de escola, também os coordenadores enfrentam um cotidiano de muito trabalho: atendimento aos pais, supervisão dos espaços coletivos, agenda de reuniões, preparação de eventos e muito mais. Diante de tantas demandas, não é raro encontrar coordenadores pedagógicos que chegam ao final do dia e se perguntam: afinal, quais foram as minhas contribuições aos professores e aos alunos? A proposta deste curso é apoiar o coordenador na construção de seu papel profissional e na organização de uma rotina de trabalho que permita, entre outras coisas, acompanhar sua equipe de professores e pensar caminhos para a formação profissional na unidade escolar.

Curso: Coordenador pedagógico – módulo 3 – Observação, análise e devolutiva

Público alvo: coordenadores pedagógicos

Parte do trabalho do coordenador pedagógico é supervisionar e acompanhar o trabalho dos professores na unidade escolar. Mas, como fazer isso? O que deve ser enfocado nas devolutivas aos professores? E como fazer isso de modo construtivo, apoiando o professor no planejamento do trabalho pedagógico? Nesse módulo do curso, encontrar subsídios para o uso de um dos instrumentos metodológicos mais importantes, a observação de sala de aula. Aqui os coordenadores terão subsídios para a construção de boas pautas de observação, a entrada na sala de aula, a análise das práticas pedagógicas e a devolutiva aos professores.

Produção de texto

Publico alvo: para professores de ensino fundamental – 3º e 4º anos

Escrever não é tarefa simples. Quantas vezes nos sentamos na frente do computador, esperando o texto chegar à cabeça? E como é difícil colocar a primeira linha! O que pouca gente compreende é que o processo de escrever é longo e se inicia no momento de planejamento do texto, do desenho de seu esquema, até a revisão da escrita, tanto da linguagem quanto da ortografia. Como ensinar isso às crianças? Nesse curso, vamos discutir passo a passo de uma sequencia didática para apoiar a produção de textos bem escritos na escola, pelas crianças. Ideal para professores de 3o e 4o anos ou coordenadores pedagógicos.

Além da fralda. Módulo 1: Brincar no Berçário

Público alvo: professores de educação infantil

Foi-se o tempo em que educador de berçário só trocava fraldas. Hoje, os professores que acompanham o desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos se profissionalizaram, construíram conhecimentos específicos e por isso, podem se dedicar a planejar um trabalho pedagógico adequado à faixa etária, produzindo importantes avanços nas aprendizagens das crianças. No primeiro módulo do curso Além da fralda, os professores terão oportunidade de conhecer as singularidades da brincadeira do bebê.

Cursos novos!

Gestão da EI – módulo 1: a gestão do tempo e as rotinas

Publico alvo: diretores de creches e pré-escolas e supervisores de ensino

Você, diretor de creche ou pré-escola, está atualizado em relação ao que é necessário organizar em sua instituição visando a melhoria da gestão do tempo vivido pelas crianças? Sabe avaliar a qualidade das rotinas pedagógicas? E a qualidade das rotinas de serviços para apoiar o trabalho pedagógico na escola? Essas são algumas questões que serão abordadas nesse curso. Por meio da análise de problemas práticos, vamos apresentar as principais demandas de gestão nessa área, pensar em indicadores de qualidade e possíveis projetos institucionais que mobilizam toda a equipe a qualificar a jornada pedagógica e as rotinas de trabalho que sustentam uma educação de qualidade.

Oficina. Para gostar de ler

Público alvo: educadores em geral

Você gosta de ler, mas não tem tido muito tempo de fazê-lo? Então venha participar dessa oficina, um espaço destinado à leitura pelo simples prazer de ler. Semanalmente uma formadora indicará textos de literatura para adultos e se oferecerá ao grupo como leitora para o grupo. O áudio com a sessão de leitura ficará acessível ao longo da semana, para que cada um se organize em função de seu tempo. Além disso, será aberto um fórum para o bate-papo entre os participantes sobre os sentidos do texto lido. Ao final, vamos compartilhar conclusões sobre como se pode fruir a literatura na creche e na escola, envolvendo todos os adultos educadores e os pais.

Política de descontos

  • Ex-alunos têm 5% de desconto na matrícula em novos cursos (entre em contato para receber o link com desconto).
  • Matrículas em grupo também ganham descontos.
  • Secretarias de Educação têm descontos e condições de pagamento especiais, consulte-nos.
Posted in Blog.