Cursos a Distância para o 1º semestre de 2014

Educação Infantil e Fundamental I

Para coordenadores pedagógicos

1- Coordenador Pedagógico –Módulo 02 – Pautas Eficazes e Planejamentos Consistentes

Público alvo: Coordenadores Pedagógicos – Educação Infantil e Fundamental 1

Planejar um bom encontro de formação com reflexos na prática pedagógica e na aprendizagem das crianças não é tarefa tão simples. O coordenador pedagógico precisará de apoio para tornar mais efetiva sua prática como formador de professores. Por meio de diferentes estratégias, o curso vai ajudá-lo a desempenhar seu papel como líder técnico de sua escola.

2- Coordenador Pedagógico – módulo 04 – Como fazer uma boa tematização da prática dos professores

Público alvo: Coordenadores Pedagógicos – Educação Infantil e Fundamental 1

A tematização da prática educativa é muito falada, mas pouco efetivada no dia a dia das escolas.  Como a partir de uma atividade planejada e desenvolvida pelos professores é possível extrair novos conhecimentos didáticos? Como fazer para socializar as reflexões para o grupo de professores sobre sua responsabilidade? Neste curso, refletiremos sobre as melhores estratégias e recursos para apoiar o coordenador pedagógico em sua ação formadora.

3- Como compreender as ideias iniciais sobre a escrita

Público alvo: Coordenadores Pedagógicos Educação Infantil e Fundamental 1

No dia a dia escolar professores e coordenadores se deparam com inúmeras possibilidades de escrita de alunos que ainda não estão alfabetizados. Ajudar a analisar cada vez melhor as hipóteses de escrita infantis é a proposta deste curso. Ao conhecer mais sobre as hipóteses de escrita o coordenador estará mais instrumentalizado para apoiar a equipe de professores nos momentos de análise e reflexão dessas produções infantis tão importantes para a alfabetização inicial.

Para Professores

4- Rotinas consistentes para 0 a 3 anos

Público alvo: Professores de Educação Infantil

Os professores de berçários e creches, além da constituição de uma rotina significativa, devem lidar com questões relacionadas ao desenvolvimento integral das crianças. O sono, as interações, a alimentação, a troca de fraldas e mordidas, por exemplo, são algumas questões que podem gerar tensão e polêmica. Discutir e refletir sobre esses assuntos pode iluminar as práticas de quem trabalha com os pequenos. Neste novo curso, realizaremos fóruns de reflexão, estudos e troca de experiências sobre os temas que constituem algumas das principais questões dos berçários. 

5- Nome Próprio – Alfabetização na Idade Certa

Público alvo: Professores dos anos iniciais do ensino fundamental e finais da Educação Infantil

O nome está diretamente vinculado à construção da identidade das crianças, através do nome temos uma representação familiar e social de cada criança. Essa é uma reflexão importante a ser realizada nos anos iniciais de alfabetização, soma – se a isso, o fato de que o contato com a escrita do seu nome e dos colegas de turma tem um papel fundamental no processo de alfabetização, se constituindo como um espaço importante para as conquistas das crianças em relação á compreensão de um sistema de escrita alfabético. Nesse curso, vamos estudar as diferentes possibilidades de trabalho com a lista de nomes no processo de alfabetização inicial.

Inscrições em http://loja.avisala.org.br/ através do menu “Cursos e Oficinas”

Posted in Blog.