Diálogos para a Formação

Em seus 31 anos de atuação o Instituto Avisa Lá – IAL vem contribuindo para qualificar a prática pedagógica das redes públicas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Desenvolveu uma metodologia potente de formação continuada reflexiva e atrelada aos contextos de trabalho.

Em 2002, o Instituto inovou com a introdução de formação continuada a distância para as redes municipais de educação, atingindo mais de 400 municípios de diferentes estados brasileiros. Aproveitando essa experiência, mais uma vez o IAL sai na frente e propõe o Diálogos para a formação.

Diálogos para a formação é um projeto de curta duração (oito semanas), que oferece a possibilidade de os municípios e ou escolas (públicas e privadas) organizarem um percurso formativo viável, prático e efetivo.

O Projeto Diálogos para a formação foi desenhado a partir do conhecimento de nossas consultoras em diferentes campos de experiência e áreas do conhecimento. O projeto conta com o apoio de artigos publicados na revista Avisa lá, organizados por temas demonstrando práticas interessantes, que já deram certo, o que pode estimular ações educativas similares nas escolas.

Apoio para a elaboração de currículos e formação continuada

Esta ação é uma importante contribuição para as equipes de educação que necessitam elaborar currículos de educação infantil e do fundamental 1.

As concepções de desenvolvimento infantil, ensino e aprendizagem estão de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e Ensino Fundamental e também os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), principalmente os que dizem respeito à formação de professores e à qualidade da educação para todos.

Diferencial do programa

A utilização de recurso audiovisual na formação de profissionais se tornou uma prática corrente já que apresenta os conteúdos de forma dinâmica, atrativa e facilita a interação. No caso dos Diálogos para a formação, os vídeos, somados aos artigos especializados da revista enriquecem o trabalho das equipes técnicas, diretores, coordenadores e professores no município.

O grande diferencial, além da utilização dos conteúdos, desenvolvidos pelo Avisa Lá de diferentes formas, é a possibilidade de os participantes enviarem suas dúvidas e as do seu grupo para a equipe de consultoras do IAL e receberem uma devolutiva das especialistas, em forma de vídeo, para as questões que fizerem. Assim, respondendo às demandas específicas de forma direta, configura-se como uma consultoria específica para o município.

O Avisa Lá oferece:

  • 02 palestras em vídeos de 10 minutos em que Consultoras do IAL tratam de conteúdos sobre o tema escolhido
  • De 05 a 6 revistas impressas com artigos sobre o tema (além de outros conteúdos das edições respectivas)
  • 10 revistas em PDF para serem utilizadas de forma a disseminar o conhecimento em toda a rede
  • Utilização de ambiente virtual digital com login e senha, para que os participantes dos municípios explicitem suas dúvidas sobre o material encaminhado e também sobre as questões sublinhadas pelos formadores/professores durante a formação.
  • 1 palestra final em vídeo de 10 minutos em que a consultora do IAL dá uma devolutiva às principais questões das equipes dos municípios e ou do grupo de professores.

Como funciona

Passo 1 – O município e ou a escola manifesta o interesse e faz a inscrição através do link: https://goo.gl/forms/c3iTTQZWPdtg7AKC2 para formação.
Passo 2 – Assinatura do contrato.
Passo 3 – Recebimento do login e Senha, revistas impressas e PDFs.
Após receber as revistas e os PDFs dos artigos do tema escolhido, a equipe do município e ou escola terá acesso aos subsídios da consultora do IAL, com sugestões sobre como trabalhar com as equipes das escolas, usando o material impresso e o Vídeo 1. (semanas 1 e 2).
Passo 4 – Levantamento das questões, dúvidas que surgiram no processo desenvolvido com as escolas. Encaminhamento para as consultoras do IAL (semana 3).
Passo 5 – Acesso ao Vídeo 2 (semanas 4 e 5) e novos subsídios para diferentes abordagens com as escolas
Passo 6 – Levantamento das questões, dúvidas que surgiram no processo desenvolvido com as escolas. Encaminhamento para as consultoras do IAL (semana 6).
Passo 7– Recebimento do Vídeo 3 respondendo as dúvidas e questões (semana 7).
Passo 8 – Finalização do processo e avaliação da experiência..

Tempo de Duração

  • 8 semanas

Investimento

  • R$5.000,00 (cinco mil reais) por tema

Forma de Contratação

Prestação de serviço

1º Conteúdo: ainda em 2017- início 16 de outubro

Ler e escrever com sentido desde a educação infantil.

Princípios – direito das crianças terem suas próprias hipóteses em relação à leitura e escrita e, a partir de práticas sociais desenvolvidas na escola, avançarem em relação à leitura e escrita convencional.

Em 2018, além do conteúdo acima, outros temas serão lançados!

Veja aqui alguns esclarecimentos sobre a ação formativa Diálogos para a formação.


Mais informações em http://avisala.org.br/index.php/dialogos-para-a-formacao/
Informações com Juliana | Fone 30325411 | juliana@avisala.org.br

Inscrições através do link: https://goo.gl/forms/c3iTTQZWPdtg7AKC2

Fazemos Parte

Facebook

Google+