Curso: Diferentes estratégias para resolver uma mesma conta: O ensino e o sentido do cálculo mental.

Público Alvo: Coordenadores e Professores Ensino Fundamental 1
Coordenação Geral: Silvia Carvalho
Coordenação Pedagógica: Renata Frauendorf
Formadora: Camilla Schiavo Ritzmann
Carga Horária: 60h

Ementa
Por que ensinar os alunos a fazer cálculo mental na escola?  Cálculo mental é mesma coisa que chutar resultado?
O trabalho com cálculo mental tem como propósito específico que os alunos disponham de variados recursos de cálculo e que, em cada caso, aprendam a selecionar tanto a modalidade de resolução que lhes pareça mais adequada (cálculo mental, algoritmos, calculadora), quanto os meios de controle sobre os recursos utilizados.
Fazer cálculo mental na escola envolve diferentes aspectos, dentre eles, um trabalho sistemático para que as crianças construam e disponham de um repertório de cálculos de memória.
Neste curso discutiremos estas e outras questões, instaurando reflexões sobre o sentido das operações e as boas práticas para o trabalho com o cálculo mental nas classes do Ensino Fundamental I

Objetivos

  • Fomentar discussões sobre o sentido do cálculo mental, ressignificando o trabalho com as operações no Ensino Fundamental I.
  • Ressignificar o que é cálculo mental e quais são as suas caraterísticas;
  • Compreender o conceito de cálculo mental e a importância do trabalho com esse conteúdo na escola;
  • Investigar alguns conhecimentos que são colocados em jogo nos diferentes procedimentos de cálculo mental;
  • Analisar quais elementos, numa situação de cálculo, agregam maior ou menor dificuldade e favorecem um ou outro procedimento;
  • Refletir sobre a construção e ampliação de um repertório de cálculos;
  •  Analisar sequências didáticas que tenham como conteúdo cálculo mental.

Conteúdos:

  • Definição e sentido do cálculo mental;
  • Cálculo escrito e cálculo mental;
  • Cálculo memorizado e cálculo mental;
  • Estratégias de cálculo mental – conhecimentos que as baseiam;
  • Condições que se devem reunir num problema para que este se constitua como tal;
  • Sequências didáticas.

Metodologia:
O curso está organizado em torno de atividades on-line de formação de professores, estudo de texto, fóruns de discussão e outras atividades virtuais interativas que visam problematizar as questões que envolvem a formação do professor e as estratégias formativas.

  • Na biblioteca será possível acessar artigos técnicos sobre a formação de professor e relatos de boas experiências inspiradoras para outros coordenadores que vivem situação semelhante.
  • Além disso, ao longo de todo o curso os formadores terão oportunidade de conhecer depoimentos e experiências de outros coordenadores que já passaram por problemas semelhantes e podem hoje contar como construíram alternativas eficientes para a gestão da formação na escola.
  • Nos fóruns discutiremos o planejamento da formação. A cada semana o formador dispara um problema que deve ser resolvido por todo o grupo. Com isso, o os participantes tem a chance de pensar como definir prioridades para o trabalho de formação profissional e, ainda, como elaborar boas pautas para as reuniões pedagógicas.
  • Ao final, serão organizados sub-grupos de trabalho que se dedicarão a construir um plano geral de formação a partir de diferentes contextos de trabalho.

Avaliação e certificação: 
Entendemos como participação as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns. Sabemos que entrar e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar de 75% das propostas apresentadas e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras.


Custo por aluno R$390,00 ou até 3x de R$130,00 sem juros no cartão.

Inscrições abertas de 04/02/2016 a 04/03/2016.

Início dos cursos em 07/03/2016 com duração de 12 semanas (até 27/05/2016).

Faça sua inscrição através de nossa loja virtual em http://loja.avisala.org.br/cursos

Consulte-nos a respeito de preços especiais para grupos de participantes de uma mesma instituição.

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