Curso: Como elaborar portfólios? Princípios norteadores para a elaboração desse instrumento.

Público Alvo: Coordenadores e Professores de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.
Coordenação Geral: Silvia Carvalho
Coordenação Pedagógica: Renata Frauendorf
Formadora: Denise Tonello
Carga Horária: 60h

Ementa:
Este curso pretende contribuir para que os educadores possam aprofundar o conhecimento sobre formas de elaborar portfólios envolvendo a participação de crianças, adolescentes e familiares na avaliação do processo de aprendizagem a partir da análise de bons modelos assim como estudo teórico.
A análise de portfólios trará, aos educadores, subsídios para que a documentação produzida na escola possibilite a reflexão e a tomada de decisão em prol do avanço de todos os envolvidos no processo educativo, além de ressaltar princípios norteadores para que este instrumento possa ser elaborado de maneira adequada e consistente.

Objetivos:

  • Compreender o conceito de portfólios e qual a sua importância;
  • Compreender e aprofundar o papel dos portfólios como principal instrumento de avaliação do professor;
  • Buscar e/ou identificar focos que direcionam o que observar para refletir sobre a aprendizagem;
  • Refletir sobre possibilidades de construção de portfólios “temáticos”, por área do conhecimento.

Conteúdos:

  • Avaliação Formativa
  • Portfólios: matrizes teóricas
  • Focos de aprendizagem

Metodologia:
O curso está organizado em torno de atividades on-line de formação de professores, estudo de texto, fóruns de discussão e outras atividades virtuais interativas que visam problematizar as questões que envolvem a formação do professor e as estratégias formativas.

  • Na biblioteca será possível acessar artigos técnicos sobre a formação de professor e relatos de boas experiências inspiradoras para outros coordenadores que vivem situação semelhante.
  • Além disso, ao longo de todo o curso os formadores terão oportunidade de conhecer depoimentos e experiências de outros coordenadores que já passaram por problemas semelhantes e podem hoje contar como construíram alternativas eficientes para a gestão da formação na escola.
  • Nos fóruns discutiremos o planejamento da formação. A cada semana o formador dispara um problema que deve ser resolvido por todo o grupo. Com isso, o os participantes tem a chance de pensar como definir prioridades para o trabalho de formação profissional e, ainda, como elaborar boas pautas para as reuniões pedagógicas.
  • Ao final, serão organizados sub-grupos de trabalho que se dedicarão a construir um plano geral de formação a partir de diferentes contextos de trabalho.

Avaliação e certificação: 
Entendemos como participação as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns. Sabemos que entrar e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar de 75% das propostas apresentadas e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras.


Custo por aluno R$390,00 ou até 3x de R$130,00 sem juros no cartão.

Inscrições abertas de 04/02/2016 a 04/03/2016.

Início dos cursos em 07/03/2016 com duração de 12 semanas (até 27/05/2016).

Faça sua inscrição através de nossa loja virtual em http://loja.avisala.org.br/cursos

Consulte-nos a respeito de preços especiais para grupos de participantes de uma mesma instituição.

Fazemos Parte

Facebook

Google+