Curso: Brincar no Berçário

Público Alvo: Professores e Coordenadores de Educação Infantil.( 0 a 3)
Coordenação Geral: Silvia Carvalho
Coordenação Pedagógica: Renata Frauendorf
Formadora: Ana Lucia Bresciane
Carga Horária: 60h

Ementa:
Os bebês são seres ativos e, por meio das interações que estabelecem com o seu meio e com seus pares, aprendem e se desenvolvem. Cuidado e educação são aspectos indissociáveis. O cuidado físico no berçário deve estar inserido em um contexto rico em experiências significativas para as crianças, consideradas desde cedo protagonistas de suas aprendizagens.
Hoje, os professores que acompanham o desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos se profissionalizaram, construíram conhecimentos específicos e por isso, podem se dedicar a planejar um trabalho pedagógico adequado à faixa etária.
Neste curso terão a oportunidade de partilhar e produzir novos conhecimentos.

Objetivos:

  • Criar observáveis para compreender e avaliar as condições da brincadeira no berçário.
  • Construir referenciais para o planejamento de tempos, espaços e materiais para brincar dos 0 aos 2 anos.

Conteúdos:

  • Conceito de interação e seu papel no desenvolvimento humano.
  • O papel do corpo e do movimento no desenvolvimento do bebê.
  • As singularidades da brincadeira do bebê.
  • O papel dos objetos na brincadeira e os critérios para a seleção de materiais para a exploração do bebê.
  • Planejamento de tempos e espaços para brincar no berçário.

Metodologia:
O curso está organizado em torno de atividades on-line de formação de professores, estudo de texto, fóruns de discussão e outras atividades virtuais interativas que visam problematizar o planejamento didático dos professores. No ambiente on-line, o professor encontrará textos de apoio sobre o desenvolvimento e a aprendizagem do bebê; fotografias de ambientes de berçário para a análise em grupo; vídeos de momentos de brincar entre bebês para a análise e discussão em grupo e momentos coletivos de planejamento de atividades. Tudo isso acompanhado por uma formadora especialista e experiente no trabalho com os bebês.

Recursos:
A plataforma utilizada para o desenvolvimento da oficina será acessada mediante login e senha, após a inscrição no curso. Vários recursos tais como, aulas  utilizando recursos HTML/ e ou flash para visualização on-line, textos de referência, bate-papos, lista de participantes, fórum, estatísticas de acesso.

O material ficará disponível aos participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado.

Avaliação e certificação:
Entendemos como participação as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns. Sabemos que entrar e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar de 75% das propostas apresentadas, no tempo previsto para isso, e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras.


Custo por aluno R$390,00 ou até 3x de R$130,00 sem juros no cartão.

Inscrições abertas de 04/02/2016 a 04/03/2016.

Início dos cursos em 07/03/2016 com duração de 12 semanas (até 27/05/2016).

Faça sua inscrição através de nossa loja virtual em http://loja.avisala.org.br/cursos

Consulte-nos a respeito de preços especiais para grupos de participantes de uma mesma instituição.

Leave a comment

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.

Fazemos Parte

Facebook

Google+