Biblioteca

Edições Especiais para download gratuito

Práticas de alfabetização em contextos de multiletramentos

Giulianny Russo e Isis Nogueira
Coordenação Pedagógica: Renata Frauendorf
Coordenação Geral: Silvia Carvalho

Este material é fruto de trocas de indicações literárias realizadas em um curso do Avisa Lá com profissionais de redes públicas de ensino. Um dos objetivos é o compromisso da escola na construção de identidades negras/indígenas positivas, em uma perspectiva de educação antirracista e emancipadora a partir da literatura.

Ler, Escrever e Brincar: Modos de Viver a Infância na Escola – livro produzido em Sta. Cruz do Rio Pardo

Este material, desenvolvido pelo Avisa Lá em parceria com o Itaú Social, destina-se às famílias e aos profissionais da Educação Infantil. Contém propostas para a realização de atividades lúdicas que apoiam a convivência familiar e proporcionam o entendimento das diferentes formas de pensar, construir conhecimentos e se expressar das crianças pequenas.

Este material é resultado de intervenções em situações reais, na quais a equipe gestora, professores e especialistas puderam refletir, cada qual em seu campo de atuação, sobre como as práticas pedagógicas na Educação Infantil podem promover a igualdade racial.

Este guia é resultado do trabalho realizado entre 2011 e 2013 pelo Instituto Avisa Lá em 20 municípios do Maranhão, em parceria com o Unicef e o MEC. O projeto apoiou a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (DCNEIs).

Esta publicação é o resultado do trabalho realizado entre 2013 e 2015, com 14 unidades de Educação Infantil, de São Paulo, em parceria com o IMPAES e CENPEC. Professores, coordenadores e gestores participaram das ações formativas embasados na metodologia do Instituto Avisa Lá, em propostas sobre a arte contemporânea e a criança pequena.

O trabalho com misturas na Educação Infantil é uma das formas pelas quais podemos proporcionar às crianças experiências com materiais plásticos diversificados, promovendo o conhecimento das propriedades dos materiais, assim como a possibilidade da produção de marcas.

Guias do Programa Educação Infantil – O Programa do Banco Santander, criado e desenvolvido tecnicamente pelo Instituto Avisa Lá, em cooperação com o Ministério da Educação desenvolveu uma metodologia de formação continuada voltada ao fortalecimento das políticas públicas de Educação Infantil. A sistematização pode apoiar outros municípios na implementação de ações na área Pedagógica e de Gestão para Saúde e Bem-Estar.

Manual dedicado a bibliotecários, voluntários-orientadores de leitura e educadores, elaborado pelo Instituto Avisa Lá, com o intuito de potencializar o trabalho desenvolvido nas bibliotecas apoiadas pela empresa por meio do projeto Pró-Biblioteca.

Neste Guia você encontrará boas práticas desenvolvidas nas escolas e na comunidade. Ao multiplicar as experiências, espera-se garantir a formação de hábitos e cuidados com a saúde bucal das crianças e melhorar os índices de saúde bucal ainda na primeira infância.

Os textos aqui reunidos mostram os resultados dos cursos de capacitação do Programa Nutrir, que reúnem profissionais de instituições de educação e equipes de cozinha para promover a educação alimentar nas práticas das organizações que atendem as crianças e adolescentes, com o intuito de criar um ambiente capaz de favorecer a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Esta publicação, desenvolvida em conjunto com o Instituto Avisa Lá, é fruto de uma série de aprendizados adquiridos no desenvolvimento de formações de educadores da rede pública de ensino e de projetos construídos em parceria com organizações como o Instituto Fernanda Keller e o Instituto Ayrton Senna.

Esta edição da Revista Avisa lá, traz  artigos, entrevista e dicas para se observar as crianças pequenas com uma sensibilidade de artista e atuar em real parceria com eles. A revista traz, ainda, outros temas, como: a organização dos espaços, o papel do coordenador pedagógico e um trabalho sobre a escrita que faz parte da nossa militância para que os brasileiros escrevam e leiam melhor.

Livros do Programa Memória Local

Estes livros resultam da ação desenvolvida pelo Instituto Avisa Lá, em parceria com o Museu da Pessoa, no “Projeto Memória Local na Escola”, patrocinado pela Ultragaz.
Incentivados por seus professores, alunos de escolas municipais de educação básica realizaram leituras e reflexões sobre a metodologia de entrevista de história de vida.
Além de planejarem e elaborarem roteiros das entrevistas com pessoas da comunidade, os alunos elaboraram textos e desenhos. Estas publicações revelam a capacidade de expressar o que ouviram e sentiram nessa ação.

São Luis: bairros que acolhem

Salvador: histórias de Infância e Educação

Porto Alegre: quanta história, quanta superação!

Ribeirão Preto: paisagens e recordações

Mesquita: De bairro a município, o bom da vida segue em Mesquita

Marituba: histórias da estação

Livro Memória Local na Escola – Benevides (PA)

Livros

ESGOTADO

Esta publicação é a sistematização da metodologia do Avisa Lá, construída ao longo de 14 anos, a partir do Programa Capacitar, apoiada pelo Instituto C&A. Não se trata de uma metodologia fechada, ao contrário é um projeto dinâmico, que convida os profissionais da Educação Infantil a refletir sobre seu trabalho e desenvolver suas competências a partir da reflexão da prática.

Materiais de Parceiros

Parceria do Todos Pela Educação com a Editora Moderna, o Anuário Brasileiro da Educação Básica 2019 traz análises sobre os temas das 20 metas do PNE e aponta os principais desafios a serem enfrentados para o País avançar na qualidade da Educação.

Instituto Butantã

Parceria com a UNICEF